Conectado por

Educação

Educação Transformadora é tema de palestra em Porto Velho


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

Em busca de uma Educação transformadora, ética e solidária e por ferramentas que nos possibilitem maior equilíbrio ante as intempéries da vida cotidiana, tantos nos espaços escolares como nos formativos, o Centro de Estudos Budistas Bodsativa de Porto Velho, promoverá palestra e minicurso curso sobre o tema com o historiador e pedagogo Fernando Leão.

Serão dois dias de programações relacionadas ao tema. Na sexta-feira (02), serão apresentados os conceitos de escola transformadora e a relação com uma verdadeira mudança do olhar na educação do país e no mundo, tendo quatro eixos como pilares deste programa, a empatia, o protagonismo, trabalho em grupo e criatividade.

No sábado (03), será apresentada a experiência educacional do Instituto Caminho do Meio, escola Caminho do Meio e Escola Vila Verde (reconhecida como uma das Escolas Transformadoras), pedagogia por projetos, olhar para o mundo interno e transformação do ambiente em que a escola está inserida. Projeto premiado e reconhecido pela sua importância educacional e social, e que amplia o compromisso da educação para além dos alunos, incluindo de forma mais integrativa professores e famílias.

Sobre o palestrante

Fernando Leão é historiador e vem atuando na educação nos últimos 30 anos. É vice-presidente do Instituto Caminho do Meio, entidade social que é gestora das escolas Caminho do Meio em Viamão (RS) e Vila Verde em Alto Paraíso de Goiás, tendo sido diretor pedagógico desta última até o ano de 2018.

A Escola Vila Verde (EVV) ganhou, em 2015, o prêmio Ashoka de Inovação. Sua sustentação pedagógica se dá a partir de um tripé: a Pedagogia de Projetos desenvolvida pelo filósofo Jonh Dewey; a preocupação com o meio ambiente a partir das observações de Fritjof Capra; e o olhar para o mundo interno inspirado no ensinamento budista.

Também faz parte da Comunidade Ativadora do Programa Escolas Transformadoras desde 2015 e é coautor de dois livros, O ser e o agir transformador – Para mudar a conversa sobre educação, e Criatividade: Mudar a educação e transformar o mundo. Também é aluno do Lama Padma Samten há 15 anos e tutor do programa de facilitadores do CEBB – Centro de Estudos Budistas Bodisatva.

Durante evento será lançado o e-book “Criatividade: Mudar a Educação, Transformar o mundo”. E pretende alcançar todos aqueles envolvidos com Educação e propostas inovadoras e necessárias para uma cultura libertária e de paz.

PROGRAME-SE

O quê: Palestra e minicurso sobre Educação Transformadora 1 e 2
Onde: Casa de Cultura Ivan Marrocos (Av. Carlos Gomes, 563 – Caiari)
Quando: Palestra (sexta-feira – 02/08) e Minicurso (sábado – 03/08)
Horário: 19h30 (sexta) / 09hs as 12hs e das 14hs as 17hs (sábado)
Inscrições: http://www.cebb.org.br/centros/ro/portovelho/
Contribuição Sugerida: Dois quilos de alimentos não perecíveis. (que serão doados para entidades filantrópicas)

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento