Conectado por

Festas & Eventos

Educação: Semed destaca importância do Encontro da Undime que acontece em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

Evento acontecerá nestas quinta e sexta-feira, no Teatro Banzeiros

Porto Velho sedia, nestas quinta e sexta-feira (dias 4 e 5 de julho), o Encontro Trimestral da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado (Undime). O evento, que acontecerá no teatro Banzeiros, em Porto Velho, é organizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RO), junto com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme/RO), em parceria com o Município, através do Conselho Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com o secretário titular da pasta, Márcio Félix, durante dois dias, representantes de diversos municípios de Rondônia vão discutir e propor estratégias que fortaleçam a educação pública no Estado. “Temos bons exemplos em nossa rede de ensino, melhoramos nosso Ideb, temos experiências para trocar e queremos absorver também o que os demais municípios promovem em prol da qualidade do ensino. Sediar esse evento será de grande importância para nossa capital”, disse ele.

Serão realizadas diversas palestras e oficinas com os mais variados temas com foco no desenvolvimento da educação.

Programação

O credenciamento inicia às 8h e abertura está prevista para às 9h. A primeira palestra terá como tema: ‘O Financiamento da Educação como Instrumento da Ampliação de Oportunidades de Aprendizagem e o Novo Fundeb’ e será proferida pelo presidente da Undime de São Paulo, Luiz Miguel.

Na sequência, às 10h30, Alexandre Mathias, coordenador do Programa Educação Conectada, do MEC, falará dos objetivos e implantação do programa. Às 11h30, a doutora em Educação, Marta Chaves, vai falar sobre a Experiência da Formação Contínua de Professores de Cerejeiras.

No período da tarde, ainda no dia 4 de Julho, às 14h, acontece palestra sobre ‘Segurança e Saúde no Trabalho na Escola’. Quem vai falar sobre o assunto é o auditor-fiscal do trabalho, Juscelino Durgo. Às 16h30 o tema a ser debatido será ‘Lideranças e Competências Sócio Emocionais’, com o palestrante Janilson Clenio, do Instituto Crereser.

No segundo dia do Encontro, no dia 5 de Julho, às 9h, o presidente Undime Nacional, Alessio Costa Lima, falará sobre o Regime de Colaboração. Na sequência, às 9h, Márcia Sbrussi, especialista do Conviva, falará sobre os planos municipais de Educação. Às 10h30 haverá uma mesa redonda sobre avaliação e monitoramento dos planos municipais de educação, com participação de representantes da Undime, Arom, CEE, TCE, Seduc, MPE e FEE. O evento encerra com palestra sobre ‘Combate a Incêndio e Pânico, com representante do Corpo de Bombeiros de Rondônia’.

O que é a Undime

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986 e com sede em Brasília/ DF. Tem por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.