Conectado por

Aripuanã

Educação Ambiental: Nexa realiza curso sobre Viveiro de Mudas em Aripuanã


Compartilhe:

Publicado por

em

A capacitação envolverá teoria e prática de como plantar mudas e beneficiará colaboradores internos e da comunidade de Aripuanã

P U B L I C I D A D E

A Nexa, por meio do Prohgrama de Educação Ambiental (PEA), realiza nos dias 13 e 20 deste mês um curso prático no Viveiro de Mudas, espaço socioambiental que mantém em parceria com a comunidade de Aripuanã. A qualificação é voltada aos moradores do território onde a mineradora atua com o Projeto Aripuanã e a colaboradores internos do empreendimento.

O curso será dividido em duas turmas que terão aulas em dois sábados distintos, dias 13 de fevereiro, das 8h às 11h para o público externo e dia 20, para os trabalhadores do empreendimento. Vão ser beneficiados com a capacitação 20 participantes, como explica a Analista de Meio Ambiente do Projeto, Rafaela Carvalho Louvison Ferrari.

“O tema do curso será Como plantar uma muda e o objetivo é ensinar as pessoas, de forma prática, a plantarem uma muda, através dos olhos da educação ambiental”, esclarece Rafaela.

Viveiro de Mudas – O viveiro de mudas da Nexa foi implementado a partir de quatro programas que integram o Plano de Controle Ambiental (PCA) do Projeto Aripuanã: o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), o Programa de Compensação Ambiental por Intervenção em APP, Por Supressão de Indivíduos Arbóreos de Espécies Protegidas e o Programa de Restabelecimento da Conectividade Florestal.  Localizado a aproximadamente dois quilômetros da sede de Aripuanã, no Setor Chacareiro Frei Canuto, o Viveiro de Mudas foi estruturado em uma área com cerca de 3.300 m2, onde já foram cultivadas cerca de 45 mil plantas. Ao todo foram produzidas mudas de 145 espécies e atualmente o Viveiro possui 20.358 mudas de 120 espécies.

No local, que tem como principal administrador o aripuanense Silvando Ribeiro Lins, de 41 anos, é guardado um verdadeiro tesouro ambiental em mudas e sementes de diferentes espécies, que são coletadas, cuidadas, germinadas e cultivadas carinhosamente, até o momento que estiverem prontas para serem reintroduzidas na natureza.  Após receberem todos os cuidados necessários e atingirem altura mínima necessária, as mudas estarão prontas para replantio nas Áreas de Preservação Permanente (APP) da Nexa.

Multiplicação de saberes: No Viveiro de Mudas também atuam diariamente um viveirista, um assistente ambiental, e três auxiliares de campo, conforme a demanda das atividades. Toda essa equipe é composta por pessoas que residem em Aripuanã.

Repassar conhecimentos sobre as técnicas e práticas utilizadas na rotina do Viveiro de Mudas é parte da programação do curso Como plantar uma muda, que a Nexa vai realizar. “A iniciativa reforça também, entre outros, o compromisso da empresa com uma atuação social e ambientalmente responsável e garante o cumprimento dos quatro programas de controle ambiental que estão contemplados no funcionamento do Viveiro de Mudas e consequentemente no Projeto Aripuanã”, enfatiza o gerente geral de Mineração da Nexa no Projeto Aripuanã, Rodrigo Fonseca.

Inscrições: As inscrições, abertas para a comunidade local e colaboradores internos da Nexa e terceirizadas, podem ser realizadas até o próximo dia 9, neste link: https://bit.ly/curso1302

Assessoria: Francielle Mesquita

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br