Conectado por

Saúde

Dr. Renato Kfouri fala sobre o vírus VSR


Compartilhe:

Publicado por

em

Na manhã desta segunda(2),  o Dr. Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria conversou com a imprensa de vários estados do Norte, Centro Oeste e Nordeste sobre início da temporada 2020 de circulação de Vírus Sincicial Respiratório, principal causa de doenças respiratórias do trato superior em bebês: em crianças e adultos saudáveis, o VSR pode provocar sintomas semelhantes a um resfriado, mas em bebês prematuros e outros considerados de risco é responsável por hospitalizações recorrentes por bronquiolite e pode ser fatal.

A  coletiva /encontro foi promovido pela biofarmacêutica AbbVie com participação de Jornalistas de vários estados da região Norte, Nordeste e Centro Oeste.

Dr. Renato Kfouri, que é presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, explicou e tirou dúvidas sobre início da temporada 2020 de circulação de Vírus Sincicial Respiratório, principal causa de doenças respiratórias do trato superior em bebês. Em crianças e adultos saudáveis, o VSR pode provocar sintomas semelhantes a um resfriado, mas em bebês prematuros e outros considerados de risco é responsável por hospitalizações recorrentes por bronquiolite e pode ser fatal. A circulação do vírus começa no Norte em meados de janeiro e segue para Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul

Mais sobre VSR – Este é um vírus sazonal, isto é, apesar de ocorrer durante todo ano, seu pico de circulação ocorre em diferentes épocas do ano nas diferentes regiões. No Norte e Nordeste, seu pico coincide com a estação chuvosa (a partir de meados de dezembro-janeiro, notadamente no Norte) e, no Sul-Sudeste, o pico é a partir de outono. Segundo Dr. Kfouri, a infecção por VSR não tem tratamento (somente amenização dos sintomas), mas tem imunização profilática. Na  pauta foi destacado o crescimento de índice de bebês prematuros no Brasil e mundo; vírus mais frequentes em bebês prematuros e de risco, calendário de vacinação/imunização de bebês prematuros e “comportamento” do VSR.

Jornalista Ricardo Jr com o Dr. Renato Kfouri

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *