Conectado por

Saúde

Dores nos calcanhares


Compartilhe:

Publicado por

em

Seu filho já reclamou de dores nos calcanhares? Pode ser a apofisite do calcâneo, também conhecida como doença de Sever. Muito comum entre crianças que praticam esporte, principalmente de impacto, a doença de Sever, também chamada de apofisite calcaneal, é uma desordem óssea dolorosa que resulta da inflamação (inchaço e dor) da placa de crescimento do calcanhar, ou seja, só afeta crianças em crescimento.

P U B L I C I D A D E

Uma placa de crescimento, também chamada de placa epífisária, é uma área no final de um osso em desenvolvimento, onde as células da cartilagem mudam ao longo do tempo para células ósseas. Quando isso ocorre, as placas de crescimento se expandem e se unem, e é como os ossos crescem. Por isso algumas pessoas também chamam de dores do crescimento.

O que é a doença de Sever?
A doença de Sever é uma causa comum de dor no calcanhar em crianças em crescimento, especialmente aqueles que são fisicamente ativos. Geralmente ocorre durante o estirão de crescimento e no período de aproximadamente dois anos na puberdade precoce, quando as crianças crescem mais rapidamente. Este crescimento pode começar a qualquer momento entre 8 e 13 anos para meninas, e 10 e 15 para meninos. A doença de Sever raramente ocorre em adolescentes mais velhos porque a parte de trás do calcanhar geralmente acaba crescendo até os 15 anos, quando endurece e os ossos crescentes se fundem em um osso maduro. A doença de Sever é semelhante à doença de Osgood-Schlatter, uma condição que afeta os ossos nos joelhos.

A apofisite calcaneal (doença de Sever) é a causa mais comum de dor no calcanhar em atletas jovens. É uma inflamação dolorosa da placa de crescimento da apófise do calcanhar, que se acredita ser causada por microtraumas repetitivos a partir da tração do tendão de Aquiles na apófise. Pacientes com apofisite calcaneal podem ter dor relacionada à atividade esportiva na parte traseira do calcanhar que piora com o impacto e melhora com o repouso. Sessenta por cento dos pacientes relatam dor em ambos os calcanhares.

Sinais e sintomas
– Dor no calcanhar em um ou em ambos os lados
– Dor provocada quando o calcanhar é comprimido ou alongado
– Pode ocorrer vermelhidão e até mesmo inchaço local
– Atleta assume uma postura de andar na ponta dos pés

Causas
– Esportes de salto e corrida e outras atividades relacionadas ao impacto
– Calçado sem amortecimento e minimalista
– Músculos com implantação mais baixa na perna
– Encurtamento posterior principalmente o tendão de Aquiles
– Padrão de crescimento acima da média quando os ossos geralmente crescem mais rápido do que os músculos e tendões

Tratamento
– Reduzir as atividades esportivas, conforme necessário, com base na dor
– Gelo após a atividade
– Alongar os isquiotibiais, a panturrilha e o tendão de Aquiles
– Avaliação ortopédica para eventual necessidade de suporte do arco e/ou tênis, chuteira novos
– Elevadores de calcanhares ou suportes de arco sob medida
– Evitar andar com os pés descalços
– Medicação anti-inflamatória/analgésica, conforme necessário, para a dor

Esta condição geralmente é tratada de forma conservadora, com alongamentos, fisioterapia e suportes do arco plantar e calcanhar conforme listados acima. Existem alguns atletas que sentem tanta dor que pode ser necessário o uso de calçados com elevação do calcâneo e até mesmo imobilização.

O atleta jovem deve poder retornar às atividades normais à medida que a dor diminui. A dor pode durar meses. Mas se aumentar, apesar de tentar as recomendações de tratamento listadas, procure retornar ao médico especialista com título em medicina esportiva.

Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. www.anapaulasimoes.com.br

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br