Conectado por

Mato Grosso

Dono de fazenda é multado em R$ 2,9 milhões por desmatamento e queimada no Pantanal em MT


Compartilhe:

Publicado por

em

O proprietário de uma fazenda foi multado em R$ 2,98 milhões por crime ambiental na propriedade em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, no Pantanal mato-grossense. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (6) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

P U B L I C I D A D E

De acordo com a Sema, o proprietário foi autuado em flagrante por desmatamento e queimada ilegal de 43,5 hectares. Imagens de satélite apontaram mais 532 hectares de área desmatada ilegalmente em anos anteriores.

Na operação também foram apreendidos dois tratores. O procedimento foi encaminhado à Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema).

A infração foi descoberta por meio de denúncia na Operação Permanente Pantanal, realizada pela Coordenadoria de Fiscalização de Flora (CFFL).

Na operação também foram apreendidos dois tratores (Foto: Sema-MT/Assessoria)

Na operação também foram apreendidos dois tratores (Foto: Sema-MT/Assessoria)

A ação é feita para identificar e autuar desmates ainda em andamento no Pantanal. A ação foi realizada em conjunto com o Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros (BEA), no dia 20 de julho, tendo em vista o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso, de 15 de julho a 15 de setembro de 2018.

Os servidores encontraram madeiras ainda em processo de queima. A equipe de fiscais da Sema e do Corpo de Bombeiros constataram desmatamento recente em vegetação nativa dentro de uma área de preservação na Planície da Bacia do Alto Paraguai.

Fiscais encontraram desmatamento e queimada em propriedade em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, no Pantanal mato-grossense (Foto: Sema-MT/Assessoria)

Fiscais encontraram desmatamento e queimada em propriedade em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, no Pantanal mato-grossense (Foto: Sema-MT/Assessoria)

O dono da fazenda alegou que tinha cadastro no Sistema de Declaração de Limpeza de Área (DLA), porém, não foi constatada a existência de qualquer declaração.

Além disso, as imagens de satélites e dados de campo demonstram que as áreas desmatadas não atendiam os procedimentos para realização de limpeza de áreas em imóveis rurais localizados no estado de Mato Grosso.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br