Conectado por

Juína

Dois idosos em condições análogas à escravidão são resgatados em Juína


Compartilhe:

Publicado por

em

Dois idosos foram resgatados em condições análogas às de escravo em uma fazenda localizada na zona rural do município de Juína (742 quilômetros) de Cuiabá. De acordo com Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso (MPT-MT), os trabalhadores, um de 69 anos e outro de 62, foram contratados para retirada de vegetação e plantio de capim para formação da pastagem. O primeiro ficou no local por sete meses e, o segundo, por 10 dias.

P U B L I C I D A D E

A operação de resgate foi conduzida por procuradores do trabalho e técnicos de segurança do MPT-MT, por auditores fiscais do trabalho e por policiais civis de Alta Floresta. “Os trabalhadores viviam em um barraco de lona construído no meio da mata, sem proteção contra tempestades e animais peçonhentos”, informou o MPT-MT.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Ministério do Trabalho, quando a bomba de água não funcionava, o que ocorria com frequência, os dois tomavam banho em um córrego, sem nenhuma privacidade. “Também faziam as necessidades fisiológicas no mato, a céu aberto. Dormiam em colchões velhos e sujos improvisados sobre toras de madeira”.

Da mesma forma, não havia local adequado para as refeições nem era disponibilizado local para conservação dos alimentos. Não havia geladeira nem energia elétrica. Um deles chegou a reclamar da qualidade da comida: “já emagreci uns quatro quilos desde que cheguei aqui, pois a comida não é boa”. Quando a água que era doada pela fazenda vizinha em solidariedade às vítimas acabava, os idosos bebiam a água do córrego. Foi relatado aos integrantes da operação que os empregados nunca tiraram folga ou gozaram de descanso semanal.

Os procuradores e auditores fiscais acompanharam ainda a quitação das verbas rescisórias e das multas e o recolhimento do FGTS. No momento de resgate, os empregadores não estavam no local, mas foram identificados e firmaram um termo de ajuste de conduta (TAC) com o MPT.

 

Diariodecuiabá

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br