Conectado por

Saúde

Dicas para evitar problemas na corrida


Compartilhe:

Publicado por

em

Você já reparou que algumas pessoas sempre furam o tênis no dedão do pé? Ou às vezes o dedão causa fricção contra o tecido do tênis e a pele formando calos, bolhas, unha lesionada, gerando desconforto e irritação? Isso é mais comum do que se imagina. Tênis que geram atrito no dorso dos dedos, além de desconfortáveis, também são perigosos, pois podem causar bolhas, calos e até deformidade nos dedos e joanetes. Em alguns casos, essas condições podem se tornar severas e piorar a pressão sobre os pés causando até furos no tênis.

P U B L I C I D A D E

Este artigo se concentrará em evitar que isso ocorra. Você não precisa se livrar dos seus tênis só porque eles estão causando problemas. Com algumas soluções rápidas você pode encontrar conforto e evitar que eles furem.

Como alargar o cabedal

Para que seus tênis parem de esfregar e atritar os dedos, ou só o dedão, você provavelmente terá que ajustar o cabedal. Felizmente, há algumas maneiras de fazer isso rapidamente, sem comprometer a estrutura do tênis.

Use um dispositivo de alongamento de tênis/ sapatos

Alongadores são aparelhos projetados para expandir o comprimento ou largura de seus tênis o suficiente para dar espaço extra. Ao esticar a largura, eles podem expandir a parte superior para evitar o atrito contra os pés. No Brasil, temos algumas marcas, mas algumas você consegue importar usando o termo em inglês: shoe stretchers.

Líquido de alongamento

Existem no mercado sprays e líquidos que prometem expandir o tênis. Também é extremamente conveniente, portátil e fácil de usar. Líquidos de alongamento de sapatos e tênis são feitos para serem borrifados na parte anterior. Você pode então colocar um dispositivo de alongamento nos sapatos para expandi-los ou usar seus próprios pés após a aplicação. No exterior usamos o termo: stretching liquid.

Meias grossas

Coloque seu par mais grosso de meias e, em seguida, vista o tênis que estão causando problemas. Se os sapatos forem feitos de materiais naturais serão bem fáceis de esticar. Acelere o processo pegando seu secador de cabelo e direcionando o fluxo de ar a seus pés. Tenha cuidado para não se queimar. O calor ajudará a suavizar e flexibilizar o material, permitindo que ele se estique e dilate até a espessura de suas meias. Quando você usar meias normais novamente notará a diferença.

Congelar com água

Um dos métodos que li para dilatar tênis muito apertados é usar sacos de água. Encha sacos de armazenamento seláveis ??com água e coloque-os nos tênis. A água tornará mais fácil para os sacos deslizarem até a frente do tênis, depois coloque seus sapatos no congelador. Quando a água congelar completamente, retire os sapatos e deixe a água descongelar. Em seguida, retire os sacos. A água se expande à medida que congela, e expandirá o tênis no processo para uma pequena margem de movimento extra ao redor da área dos dedos.

Jornal molhado

Similarmente ao método da água congelada, muitas pessoas usam jornal molhado para esticar os cabedais dos tênis. Basta amassar um pouco de jornal, colocar no tênis e borrifá-lo com água ou o líquido de expandir tênis. Deixe descansar durante a noite. De manhã, remova o papel e você verá mais espaço no seu calçado.

Hora da compra

A maioria desses métodos pode ser feito em casa em questão de horas ou durante a noite. Então, você não precisa viver com dores nos pés caso tenha comprado seu número corretamente e só quer alargar o cabedal. Mas outra dica interessante para evitar que isso aconteça é fazer compras de tênis à noite. Os pés tendem a inchar no final do dia devido à gravidade, principalmente quem trabalha em pé ou faz muita caminhada. Isso sem falar que algumas pessoas incham os pés durante o próprio treino.

Tipo de treino

Geralmente os dedos dos pés ficam doloridos, até mesmo dormentes dependendo da intensidade e tipo de treino. Isso ocorre porque os dedos dos pés estão sendo batidos e sobrecarregados na caixa anterior que chamamos de cabedal especialmente quando você desce ladeira. Tente observar quais são os treinos em que sente isso para que nestes você faça um reforço de proteção ou use seu tênis que tenha um material mais firme e reforçado na região do dedão, assim quando forçar não vai machucar.

Tipo do pé e pisada

Esse é o único item que você precisará de ajuda, pois se sua anatomia é diferenciada, onde seu dedão é maior que os outros dedos e mais largo, infelizmente existe uma tendência anatômica de haver mais pressão nessa região. Além disso, pode acontecer de sua anatomia ser normal e durante seu treino o seu dedão tende a hiperestender, principalmente se você tiver uma tendência de supinar o antepé. Nesses casos provavelmente irá precisar de ajuda médica e fisioterapia orientada e indicada para cada caso!

Tipo de tênis

Material do cabedal: o tênis que mais gosto é o que tem tecido no cabedal, mas também é o que eu mais furava no dedão, principalmente quando já está velho e com muitos kms de rodagem. Nesse caso, a questão é o material que é mais suscetível à pressão que acaba cedendo com o uso. Você pode escolher um que tenha reforço de outro material na frente, mas por outro lado, esse reforço pode machucar a pele se você estiver sem proteção embaixo. Portanto, como sempre digo: escolha o que você se adapta melhor e sente maior conforto. Se decidir usar os mais leves e de tecidos use as outras dicas para evitar o furo.

Sistema de amarração: deixe seu pé confortável, mas cuidado para não fazer uma amarração em que o pé fique muito apertado, nem tão largo, onde os dedos ficam deslizando a cada passo, o que pode contribuir para mais trauma devido ao impacto. Amarre também com o objetivo de estabilizar o calcanhar para evitar que os pés deslizem para a frente no sapato a cada passo. Isso é especialmente importante para rotas de corrida que incluam descidas.

Número certo: uma dica para ver se seu pé vai ficar confortável no tênis é tirar a palmilha e colocar seu pé apoiado no chão sobre a mesma. Se seus dedos ficarem para fora ou exatamente na linha: o tênis está apertado, o que favorece lesões.

Proteja-se

Sabendo disso tudo e caso ainda sinta que o dedão ou os dedos estão forçando o cabedal, sugiro usar meias especiais com reforço e preenchimento durante os treinos com reforço no antepé. Elas são vendidas em lojas especializadas. Alguns atletas usam também duas meias. Existem também aparelhos (órteses de vários materiais). Tem gente que usa esparadrapo ou band-aid para evitar o contato da pele contra o tecido. Existem no mercado os protetores de joanete de vários materiais (ex: silicone) e são encontrados em lojas de produtos ortopédicos, os quais podem adicionar mais espaço na parte superior e nas laterais dos sapatos, pontos de pressão para algumas pessoas. Essas órteses não apenas adicionarão um pouco mais de espaço para evitar atrito, mas você poderá ajustá-los sempre que precisar impedir que o tênis faça pressão sobre a pele. Eles são uma ótima maneira de se proteger, ainda mais quando o tênis é novo e ainda está se adaptando ao seu pé.

A ideia nesses casos é prevenir, porque depois que fura, só remendando ou trocando de tênis! Dica final antes de trocar: tente um número ou meio (americano) maior. Quem sabe seus dedos não ficam mais confortáveis?

Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. www.anapaulasimoes.com.br

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br