Conectado por

Geral

Dicas para escolher corretamente o curso de graduação


Compartilhe:

Publicado por

em

Como escolher qual o curso universitário certo para o seu perfil? Como decidir se o ideal é seguir uma carreira mais tradicional, optando pelo curso de Direito por exemplo, ou buscar novidades no mercado? Essa é uma decisão pessoal e intransferível, mas algumas dicas podem ajudar na reflexão ao definir esse caminho. Confira!

Definindo o curso de graduação ideal para você

P U B L I C I D A D E

Primeiro, ouça a si mesmo. Quais são seus gostos pessoais? Como eles influenciaram sua futura carreira e em que situações eles se interligam com os seus anseios profissionais? Quais são suas habilidades? E sua personalidade? Com tudo isso delimitado e definido, é hora de começar a entender qual caminho trilhar.

Mas, calma: apenas estes fatores não levarão a uma profissão definida exata, como médico ou contador, por exemplo. São, na realidade, informações que ajudam a entender qual área é mais a cara do estudante: se são as ciências exatas, biológicas, humanas, as artes, e assim em diante.

Procure informação. Assista a congressos, palestras, workshops, vá até profissionais que atuam no segmento, leia sobre o mercado, e adquira uma compreensão mais global de tudo que cerca a profissão ou a área escolhida.

Pense em como o curso escolhido pode ser aplicado no dia a dia. Isso pode ajudar a pensar na futura carreira por vários aspectos, saindo do óbvio e encontrando formas diversificadas de trabalhar. Você sabia, por exemplo, que um biólogo pode trabalhar na indústria de alimentos? Ou que um contador pode atuar em uma empresa de entretenimento? A profissão escolhida pode ficar ainda mais interessante quando percebe-se que o leque de atuação pode ser amplo e variado.

Pense nas vantagens mas também nas desvantagens da área escolhida. Isso porque a carreira é parte muito expressiva da vida, e fará parte basicamente de todos os momentos futuros – até mesmo no descanso, visto que as férias e folgas serão guiadas pela profissão. Pense se as desvantagens são situações de fácil adaptabilidade e se você terá condições de superá-las. Seja honesto consigo mesmo.

Por último, lembre-se que não há problema em, futuramente, perceber que o seu caminho na verdade é outro. Não há nada de ruim se, um dia, você decidir mudar de curso e de carreira. O importante é sentir prazer no trabalho desempenhado e, consequentemente, no trajeto profissional.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br