Conectado por

Saúde Animal

Dicas importantes para quem tem gato e cachorro no mesmo lar


Compartilhe:

Publicado por

em

“Como cães e gatos”, quando se houve isso, pensamos logo que se fala de grupos ou indivíduos que não se dão nada bem, certo? Mas nem sempre precisa ser assim. A relação entre cães e gatos pode ser linda, funcional e bem estruturada, sem nenhum tipo de brigas.

Mas como fazer isso? O que fazer para quem deseja ter esse paraíso dos bichinhos no seu apartamento ou casa? Leia esse artigo conosco e saiba mais!

Como conciliar cães e gatos

A relação desses dois bichinhos pode, realmente ser linda. Mesmo não sendo tão fácil assim, valerá seu esforço, principalmente pela beleza que é ter dois bichinhos amáveis se amando. Aqui, falaremos um pouco sobre essa interação e como facilitá-la.

Seus pets têm personalidades compatíveis?

Uma pergunta super relevante, como em qualquer relacionamento, é se o seu animal de estimação pode conviver com outros, visto suas limitações de tamanho, personalidade, temperamento e afins.

Isso explica porque alguns cães não convivem bem com gatos, e vice versa. Se você deseja inserir um gato em sua casa, note se o seu cãozinho tem instinto de perseguir e caçar gatos na rua. Se sim, talvez seja uma boa reavaliar sua decisão. Não que ele seja um caçador insaciável, mas porque uma mudança brusca pode ser traumática para ambos os bichinhos.

O seu gato também pode não ser compatível!

Gatos são animais bem territorialistas e podem ser bem problemáticos ao se encontrar com outros bichos. Por conta de sua personalidade bem calculista, os cachorrinhos podem sair perdendo muito, já que os gatos ao atacar, miram nos olhos, e podem cegar os cães com um único movimento.

Claro que nem todas as brigas terminarão assim, mas é sempre bom ter em mente que essa possibilidade é latente, e arriscar não é uma boa alternativa.

Mas como fazer com que eles sejam amigos?

Quando filhotes, apresentar os dois é bem fácil. Se decidiu ter um cachorro e um gatinho desde a infância deles, você não deve se encontrar com nenhum tipo de problema. Mas, se o caso for entre 2 adultos, ou um adulto e um filhote isso muda de figura.

Quando tentando colocar um gato filhote com um cachorro adulto, lembre que ambos devem receber atenção, mas que muita atenção ao felino pode causar ciúmes no seu cachorro.

A chave para manter seu animal de estimação saudável e feliz é fazer o convívio ser paulatinamente inserido. No caso de você estar inserindo um cachorro no território de um gato, a história fica um pouco mais complicada.

Certifique-se de que as garras do gato foram cortadas recentemente para evitar problemas, e por fim, acompanhe tudo de perto, associando o filhote de cão à experiências boas para seu gato, como petiscos, carinhos e afins.

Apresentar dois animais adultos, é tranquilo?

Mais uma vez, procure se certificar que as unhas de ambos estão cortadas e não há chances de machucados. Dê muito amor aos dois e tente fazer com que a convivência deles seja calma e devidamente acompanhada.

Se possível, procure manter seu cão na coleira na hora da apresentação e seu gato à uma distância saudável, visto que esse último costuma avançar inesperadamente.

Lembre-se de manter a paciência em toda a interação, já que poderá ter surpresas indesejadas que signifique a impossibilidade dessa amizade. Caso isso ocorra, paciência, afinal, qualquer animal de estimação, seja gato ou cachorro, merece um ambiente sem estresse.

Não cometa erros!

Essa interação depende diretamente de seu esforço e é completamente de sua responsabilidade, portanto, se você não conseguir acompanhar de forma estável e completa, tente encontrar alguém para te substituir. Não há maneira fácil para isso, alguém deverá acompanhar os pets e estar à postos para urgências.

No mais, alimente-os sempre separadamente no começo, já que o momento de alimentação é um dos mais comuns para o surgimento de estresses. Tendo isso em mente, não terá maiores problemas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento