Conectado por

ALE/RO

Dia do Surdo comemorado na Escola do Legislativo


Compartilhe:

Publicado por

em

A Escola do Legislativo comemorou com conquistas o Dia do Surdo, celebrado em 26 de setembro. É a instituição de referência no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em Rondônia e tem formado profissionais que atuam hoje em instituições públicas e privadas. Seus professores e alunos são vistos constantemente em vídeos que exigem a tradução em Libras.

Desde 2004 Libras tem sido aplicado pela Escola do Legislativo por dois professores intérpretes (Marcus Loureiro e Willian Sestito) e por dois professores surdos (Danilo Ramos e Aline Souza).

São cursos em módulos básicos, intermediários e avançados. Há também curso para atendimento de público em Libras, destinado a instituições e empresas. A Escola do Legislativo, que completou 15 anos em setembro, foi pioneira também no curso de informática para surdos e apoia a Associação de Surdos de Rondônia.

O dia 26 de setembro foi instituído como o Dia do Surdo por ser a data de inauguração do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdo) em 1857, no Rio de Janeiro, que foi a primeira escola dedicada aos surdos do Brasil.

Até 1908, a data de fundação do Instituto era considerada 1º de Janeiro de 1857, mas o artigo 7º do decreto de nº 6892 de 19 de março de 1908, determinou a mudança para a data de fundação do INES em 26 de Setembro de 1857, isto porque, através do artigo 16º da Lei 939 de 26.09.1857, o Império brasileiro concede a primeira dotação orçamentária para o Instituto passando então, a chamar Imperial Instituto de Educação de Surdos Mudos.

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento