Conectado por

Rondônia

“Dia do lenço” no Hospital João Paulo II abre as programações do mês de combate ao câncer de mama

Publicado por

em

As atividades alusivas para reforçar a prevenção do câncer de colo de útero e mama no mês de outubro, conhecido mundialmente como “Outubro rosa”, iniciaram nesta manhã de quinta-feira (1), no Pronto Socorro João Paulo II, com o “Dia do Lenço”.

Continua após a publicidade

A proposta é incentivar as mulheres à realização dos cuidados com a saúde, iniciando com o auto exame, além de resgatar a autoestima de mulheres que estão em tratamento e se sintam lindas sem cabelo. Muitas recorrem a acessórios, como os turbantes, para o resgate da autoestima.

A enfermeira Nataly Maciel é uma das primeiras servidoras infectadas pela Covid-19 no Estado de Rondônia e, por causa de  sequelas vai precisar raspar a cabeça. Durante a oficina do uso do lenço, a enfermeira aproveitou para demostrar o quanto admira o acessório, já utilizado por ela, e mostrou ao grupo como é essencial se sentir bem para o bom andamento do tratamento.

“Ensinamos hoje como colocar o turbante, ensinando as dobras. porque o Estado de Rondônia tem previsão pro ano de 2020 de 220 novos casos de câncer de mama e 130 novos casos de câncer de colo do útero, e nós estamos precisando sempre falar sobre isso, mas falar no mês de outubro é especial”, diz Nataly Maciel, reforçando que através de pequenos gestos é possível incentivar o autocuidado.

“Eu sempre tive o costume de usar lenços, e as pessoas passavam olhando. Às vezes você não entende, mas as pessoas olham porque você está linda, está maravilhosa, então vamos incentivar, levantar a cabeça das mulheres de um modo geral, vamos umas cuidar das outras”, finalizou a enfermeira.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia