Conectado por

Cuiabá-MT

‘Dia D’ de vacinação contra sarampo acontece nesse sábado (14) em Cuiabá

Publicado por

em

O ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será realizado nesse sábado (15), em Cuiabá. Esta fase da campanha, que começou na segunda-feira (10), contempla a faixa etária de cinco a 19 anos.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Cuiabá, o público-alvo foi definido com base nas idades pontuadas pelos boletins epidemiológicos como mais vúlvenárveis a desenvolverem a forma grave da doença, podendo, inclusive, levar à morte.

“O Ministério da Saúde considerou as idades que, segundo as notificações da vigilância epidemiológica, apresentaram maior incidência em desenvolver casos mais graves onde a possibilidade de óbitos é de 0,80 por 100.000 habitantes”, explica.

A abertura oficial da campanha acontecerá às 8h30 na Unidade Básica de Saúde do Bairro Jardim Vitória 1. No entanto, devem ser disponibilizadas 67 salas de vacinas na capital, incluindo três na área rural – no Distrito da Guia, Aguaçu e Rio dos Peixes -, que reúne as comunidades do Coxipó do Ouro e Barreiro Branco.

O horário de atendimento em todas elas será das 8h às 17h.

Sobre o sarampo

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que pode evoluir para complicações graves e óbitos. A doença é transmitida por meio das secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir e espirrar.

O comportamento endêmico/epidêmico do sarampo varia de um local para outro e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, bem como da circulação do vírus na área.

FONTE: G1