Conectado por

Mato Grosso

Dia D da vacinação contra sarampo em jovens de 20 a 29 será neste sábado em MT


Compartilhe:

Publicado por

em

O Dia D da vacinação contra o sarampo ocorrerá neste sábado (30) e imunizará jovens de 20 a 29 anos que não estiverem com o cartão vacinal em dia. Todos os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h, totalizando mais de 700 salas de vacinação disponíveis.

P U B L I C I D A D E

Conforme dados do Ministério da Saúde, um total de 68.814 mil mato-grossenses, entre 20 e 29 anos, não estão imunizados contra a doença. A proposta da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação, iniciada no dia 18 de novembro, é diminuir esse número.

Segundo a Secretaria de Saúde, há 19 anos Mato Grosso não tem casos confirmados de sarampo.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES-MT, Alessandra Moraes, explica que, diferente dos anos anteriores, essa faixa etária foi selecionada porque apresentou em outros estados, em casos confirmados de sarampo, uma gravidade no acometimento da doença – evoluindo, muita vezes, para internações.

Campanha Nacional

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, realizada entre os dias 7 e 25 de outubro, foi voltada para a imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos; Mato Grosso está na lista dos 10 Estados que atingiram a meta de vacinação.

Apesar da segunda etapa da campanha ser voltada para outro público, a coordenadora reforça que as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que não possuem as duas doses da vacina completa, podem ser levadas até um posto de saúde para a vacinação.

Dados da Vigilância Epidemiológica mostram que mais de 100 municípios já atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Porém, outras 38 cidades ainda estão distantes do quantitativo ideal de pessoas imunizadas e a cobertura é considerada baixa.

Sobre o sarampo

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que pode evoluir para complicações graves e óbitos. A doença é transmitida por meio das secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir e espirrar. O comportamento endêmico/epidêmico do sarampo varia de um local para outro e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, bem como da circulação do vírus na área.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br