Conectado por

Medicina

Deputados conhecem detalhes sobre acordo para produção da Coronavac pelo Butantan


Compartilhe:

Publicado por

em

Deputados da Comissão de Enfrentamento à Covid-19 estiveram hoje no Instituto Butantan, em São Paulo. O objetivo foi conhecer a capacidade do centro de pesquisa para produzir a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac.

P U B L I C I D A D E

No final de Julho, os parlamentares estiveram na Fiocruz, no Rio de Janeiro, que desenvolve outra vacina contra o novo Coronavírus, a de Oxford. “Nosso papel na comissão é discutir todas as opções que estão na fase de testes clínicos mais avançados para que todos os brasileiros estejam imunizados o quanto antes, logo que comprovada a eficácia das vacinas”, afirmou a Deputada Federal Mariana Carvalho (PSDB/RO), membro da comissão.

Mariana Carvalho: Precisamos garantir a imunização de todos os brasileiros logo que a eficácia das vacinas seja comprovada.

A parlamentar explica que o acordo do Governo Federal com Oxford, tal qual o acordo do Governo Paulista para produção da vacina chinesa são de extrema importância. No mesmo sentido, o Estado do Paraná busca o desenvolvimento da vacina russa.

“Na nossa Comissão Externa, temos trabalhado para que haja uma cobertura vacinal que alcance todos os brasileiros. Isso precisa acontecer logo que as vacinas hoje em teste tenham eficácia comprovada”, ressaltou a parlamentar.

Durante a visita ao Butantan, foi apresentado aos deputados as projeções para a produção da Coronavac pelo Instituto. O acordo assinado pelo governo de São Paulo prevê que o Butantan terá domínio da tecnologia para produção nacional da vacina chinesa, que está na fase 3 de testes clínicos e envolve 9 mil voluntários em seis estados brasileiros. A vacina inglesa (a da Fiocruz) também contará com a transferência de tecnologia.

No geral, os parlamentares acreditam que é importante o País ajudar a viabilizar a produção das diferentes vacinas. “Temos uma população de mais de 200 milhões de pessoas. Quanto mais opções tivermos e quanto antes melhor. Comprovada a eficácia dessas vacinas, temos que estar prontos para uma cobertura vacinal que alcance a todos os brasileiros. Na Comissão continuaremos trabalhando nesse sentido”, reforçou Mariana Carvalho.

Nesta quarta-feira (26), o Diretor do Butantan, Dimas Covas, se reunirá com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para solicitar recurso que possa auxiliar o Instituto a produzir a vacina.

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br