Conectado por

Juína

Deputado apresenta projeto para homenagear Hermes Bergamin com nome no Hospital Regional de Juína


Compartilhe:

Publicado por

em

O prefeito Paulo Veronese (PODE), aproveitou a vinda do governador Mauro Mendes (DEM), no dia 13 de maio, que aprovou a área doada pelo município de Juína ao estado de Mato Grosso, para futuras instalações do Hospital Regional, para solicitar que o nome do hospital seja Hermes Lourenço Bergamin.
Repórter em Ação teve acesso a dois ofícios enviados pelo prefeito de Juína, um encaminhado a Casa Civil e outro para o deputado estadual Wilson Santos (PSDB). Nesta semana o parlamentar apresentou à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Projeto de Lei nº372/2021 que dá o nome de Hermes ao futuro Hospital Regional.
“Lembrado pela sua honestidade, palavra de ordem que define bem a vida de Hermes Bergamin, o empresário visionário que atuava na mineração, agricultura e pecuária. Juinense de coração, Hermes se dedicou a tudo que se propunha a fazer e tinha uma grande preocupação com as pessoas”, destacou o deputado Wilson Santos ao ler na tribuna da Assembleia a justificativa do projeto.
Nos documentos, Paulo Veronese lembra que Hermes Bergamin foi um pioneiro, empresário, garimpeiro, pecuarista, agricultor e ex-prefeito. Destacou ainda que ele foi um “juinense de coração, que contribuiu fortemente para o desenvolvimento da nossa região, bem como um grande prestador de serviços para a comunidade”.
“Quando esteve à frente da gestão municipal, executou um trabalho primordial voltado para a área da saúde, sempre priorizando o atendimento da população. Nosso objetivo é prestar essa homenagem para esse homem, que trabalhou de forma incansável e que tinha uma afeição gigantesca por nosso município e região”, disse o chefe do executivo municipal.
Hermes Bergamin que chegou em Juína em 1977 foi eleito em 2012 prefeito pelo PMDB com 11.565 votos, administrou a cidade até 2016 onde decidiu não concorrer à reeleição. Em 2018 foi candidato a deputado estadual, na época mudou de partido, obteve uma expressiva votação, foram mais de 17 mil votos no total, somente em Juína foram 8.421 votos (41,97%). Ele foi um dos 24 deputados mais votados naquele ano, mas devido a coligação, chegou apenas a suplência.
No mesmo ano, 2018, Hermes Bergamin, morreu aos 54 anos soterrado enquanto trabalhava em um garimpo no Distrito Terra Roxa. A notícia causou a maior comoção na população de Juína e de todo o Estado. Deixou a esposa Lisane, 5 filhos e uma netinha.
Numa rede social, Salete Bergamin, irmã de Hermes, agradeceu ao deputado pelo projeto. “Em nome da família agradeço a indicação do nobre deputado”.
SOBRE O HOSPITAL
O governador Mauro Mendes anunciou a área para construção de um hospital regional em Juína, que vai atender a média e alta complexidade da população de toda a Região Noroeste de Mato Grosso.
O anúncio foi feito na tarde de quinta-feira (13.05), após vistoria na área, que fica nas imediações da Rua Dom Aquino com a MT-170, e foi definida em parceria com a prefeitura, que cedeu o local.
Os recursos para as obras estão garantidos pelo programa Mais MT, que prevê R$ 300 milhões para a construção de novos hospitais regionais.
“Estamos corrigindo um equívoco de muitos anos, pois a população de toda a região precisava se deslocar mais de mil quilômetros para ter um atendimento em saúde. Era uma desumanidade e que estamos consertando para atender a média e alta complexidade dos moradores de Juína e das cidades do entorno”, destacou Mauro Mendes.
O chefe do Executivo Estadual fez questão de frisar que os recursos para a construção da unidade em Juína, e também em Tangará da Serra, anunciada pela manhã, estão garantidos e sairão dos cofres do Governo.
“As duas unidades que já anunciamos e outras que ainda iremos anunciar amanhã, já estão com os recursos garantidos pelo programa Mais MT. São mais de R$ 300 milhões que serão investidos nessas obras”, afirmou o governador.
Conforme o prefeito de Juína, Paulo Veronese, a construção da unidade vai resolver o problema crônico da Saúde na região e a população poderá ter acesso ao atendimento especializado.
“Nossa população depende muito de uma saúde de qualidade. Precisamos nos deslocar mais de 700 quilômetros, alguns moradores vizinhos, chegam a andar mil quilômetros para chegar em Cuiabá, e o senhor está resolvendo esse problema, governador. Ainda vamos esperar o senhor para entregar muitas outras melhorias que estão sendo feitas em nossa região pelo governo e desde já muito obrigado”, declarou Veronese.
Também acompanharam o anúncio o senador Jayme Campos; os deputados federais Carlos Bezerra e Juarez Costa; o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi; os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Dr. João, Nininho, Romoaldo Jr., Paulo Araújo e Wilson Santos; os secretários de Estado, Gilberto Figueiredo (Saúde), Rogério Gallo (Fazenda), Marcelo de Oliveira (Infraestrutura) e Alan Porto (Educação); o presidente do MT Par, Wener Santos; o presidente da Famato, Normando Corral; e o ex-senador Cidinho Santos, além de lideranças municipais.
A obra seguirá o padrão de qualidade do Governo de Mato Grosso, para oferecer toda a estrutura necessária para o atendimento digno à população, bem como os equipamentos e qualidade de trabalho aos profissionais de Saúde.
O hospital projetado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) contará com 141 leitos de enfermaria e 40 UTIs, entre adultas, pediátricas, neonatal e unidade semi-intensiva neonatal, para atendimento na média e alta complexidade.
A unidade de Saúde também contará com 10 consultórios médicos, 2 consultórios para atendimento a gestantes, 6 salas de centro cirúrgico, além de espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia e colonoscopia.
A previsão é que após a licitação e a definição da empresa que irá tocar a obra, o hospital seja entregue em até 24 meses.
Reporteremaçao.com.br
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br