Conectado por

Saúde

Dengue, Zika, Chikungunya e Mayaro – diferenciando os sintomas


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

As arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, os quais incluem o vírus da dengue, Zika vírus, vírus da chikungunya, da febre Mayaro e da febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

As arboviroses têm sintomas bem parecidos, com alguns detalhes que podem diferenciar uma patologia da outra. O quadro abaixo tem o intuito de ajudar nesta diferenciação.

 

 

O Ministério da Saúde continua alertando sobre a importância da população brasileira ajudar na prevenção dessas doenças de forma permanente, combatendo o Aedes Aegypti. Cada cidadão deve se dedicar durante 10 minutos por dia a inspecionar sua própria residência, verificar se não há nenhum depósito com a água parada, depósitos expostos à chuva ou qualquer objeto que possa acumular água. Estas ações são fundamentais para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, pois essas doenças podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré.

O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, sendo a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, é bom não descuidar durante as outras estações da ano.

O vírus Mayaro é transmitido por diferentes mosquitos — principalmente o Haemogogus — e causa principalmente febre e dores nas articulações, que podem persistir por meses. Ele já é considerado endêmico na região Amazônica, mas há indícios de que pode ter se espalhado para outros locais, como os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − seis =

Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento