Esporte
Delegado Camargo propõe a criação dos Jogos Paralímpicos de Rondônia
Compartilhe:
Desafio feito por Camargo ao Secretário Junior Lopes, da Sejucel, foi aceito e governo já prepara a criação dos jogos que reunirá competidores de todo o estado.
Ao analisar uma série de recursos que vem sendo liberados pela Assembleia Legislativa para a Secretaria de Juventude, Cultura, Esportes e Lazer (Sejucel) realize eventos e competições em Rondônia, como por exemplo os Jogos Escolares (Joer), e com base no sucesso do Brasil nas Paralimpíadas disputadas em Paris no início do mês, o deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos) propôs um desafio ao Secretário Junior Lopes para a criação, no estado de Rondônia, dos Jogos Paralímpicos de Rondônia. E o desafio foi aceito.
Camargo, que é padrinho das Apaes de Rondônia, entende que oportunizar competições que garantam a realização de prática esportiva de pessoas com deficiência é garantir a acessibilidade e a integração de todos através do esporte, além de despertar o aspecto competitivo e a promoção da saúde. “Como todos sabemos, a prática esportiva é um dos métodos mais eficazes para a melhoria e a conservação da saúde de todo cidadão e a criação dos jogos Paralímpicos de Rondônia vai garantir às pessoas com deficiência, de qualquer idade, em todo o estado, a oportunidade de buscar uma modalidade esportiva que melhor se adapte e uma competição estadual vai despertar o interesse de crianças, jovens e adolescentes na prática esportiva”, disse Camargo
Ao fazer o desafio ao secretário Junior Lopes durante a sessão do dia 09 de setembro, Camargo destacou o sucesso de três rondoniense nas Paralimpíadas de Paris, que garantiram medalhas ao Brasil. O deputado parabenizou os paratletas Ketyla Teodoro, Kesley Teodoro e Mateus Evangelista que brilharam em solo francês, mostrando que oportunizar o acesso de pessoas com deficiência às competições é investir no desenvolvimento pessoal e coletivo, ultrapassar barreiras e quebrar paradigmas sobre limitações.
Em resposta através de vídeo durante a própria sessão da Assembleia Legislativa, o Secretário Junior Lopes anunciou que a Sejucel aceita o desafio de criar os jogos paralímpicos de Rondônia e vai desenvolver um projeto criando os Jogos Paralímpicos de Rondônia, que contemple diversas modalidades.
“Quero parabenizar o Secretário Junior Lopes pela dedicação e pelo trabalho desenvolvido. Mesmo com uma equipe reduzida e com poucos recursos tem executado um excelente trabalho. Os jogos paralímpicos de Rondônia serão um grande desafio e estamos à disposição para contribuir no que a Sejucel precisar, seja com recursos de emenda parlamentar, seja em mobilização, em trabalho de apoio da nossa equipe, pois entendo que garantir a prática esportiva às pessoas com deficiência é oportunizar a igualdade, a acessibilidade e a interação pessoal. Estamos juntos”, destacou Camargo.
AI