Conectado por

Acre

Defesa Sanitária de Alagoas libera suínos adquiridos no Acre


Compartilhe:

Publicado por

em

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) editou nesta segunda-feira (25), uma portaria que libera o trânsito de suínos provenientes dos Estados com status de zona livre da Peste Suína Clássica (PSC) em Alagoas. A medida fala em suídeos, que inclui javalis além dos porcos.

Estão liberadas cargas de suínos e de seus produtos e subprodutos, quando procedentes das Unidades Federativas certificadas internacionalmente como livre de PSC, tais como: Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e os Municípios de Guajará, Boca do Acre, sul do Município de Canutama e sudoeste do Município de Lábrea, pertencentes ao Estado do Amazonas

A medida foi tomada após a Agência de Defesa realizar estudos fitossanitários em todo território alagoano, devido à confirmação de dois focos da PSC em Traipu, em outubro deste ano.

A mesma publicação impede o trânsito de suídeos e de seus produtos e subprodutos procedentes dos estados livres da PSC, quando a finalidade for aglomerações (feiras) ou propriedades rurais localizadas nos raios de 10 km dos perifocos em Traipu. Os suídeos destinados à reprodução deverão proceder de propriedades rurais certificadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como Granjas de Reprodutores Suídeos Certificadas (GRSC).

Desde outubro a circulação deste grupo de animais estava suspensa em Alagoas quando focos da Peste Suína foram localizados em porcos na cidade de Traipu, Sertão do estado. Após adoção de medidas de segurança sanitária, a suspensão foi revogada.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *