Conectado por

Rondônia

Defesa Civil vai demolir 5 casas próximas da ferrovia que estão em área de risco em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

O coordenador da Defesa Civil em Porto Velho, Marcelo Santos, informou na tarde desta sexta-feira (19) que o órgão irá demolir cinco casas do bairro Triângulo. Os trabalhos devem acontecer ainda na próxima semana, pois ainda aguarda retorno do Ministério Público Federal (MPF) sobre a determinação.

Segundo Marcelo, as residências foram construídas na proximidades da linha ferroviária e estão em área de risco. Ao menos 80 famílias vivem na região.

“Essas áreas são consideradas de risco. O Ministério da Integração quer que faça a desocupação dessas famílias”, disse Marcelo.

Equipes da Defesa Civil chegaram a ir ao local no início da semana. Porém, o advogado dos moradores impediu a derrubada, informando que as famílias entraram com uma ação judicial em 2013 pedindo indenização por parte da Usina Santo Antônio.

Impasse

O advogado das famílias do bairro Triângulo, Antônio Castro, informou ao G1 que os moradores tem sido prejudicados pelos impactos naturais da região após construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio. Eles não foram incluídos nas indenizações.

Entre os problemas enfretados pelas famílias, Antônio destaca, inclusive, risco de desmoronamento. A dificuldade se arrasta desde 2012.

“Desde então está se aguardando essa resposta. Ali também corre risco de desmoronamento. A enchente de 2014 piorou a situação de vez”, disse.

Em resposta, a assessoria da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio informou não ter “indenização para ser feita por parte do consórcio e não somos responsáveis por demolições”.

Disse ainda que a única indenização que tinha era um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), cumprido de forma integral em 2012.

O G1 tentou contato com o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) para saber sobre a indenização pedida pelas famílias e em qual fase estaria. Porém, até o fechamento desta publicação, o órgão não encaminhou resposta.

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento