Conectado por

Saúde

Cuidados e bons hábitos podem evitar a perda auditiva


Compartilhe:

Publicado por

em

Na próxima terça-feira, 10/11, será celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, data que tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde auditiva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a surdez já atinge 500 milhões de pessoas no mundo; e até 2050, a estimativa é acometer 1 bilhão. No Brasil, são 5,8 milhões de brasileiros acometidos pela perda auditiva.

P U B L I C I D A D E

As doenças auditivas podem ocorrer em decorrência de fatores genéticos, envelhecimento, traumas e, também, por maus hábitos, como som alto em excesso. Apesar de poucos casos registrados, a Covid-19 afetou a perda auditiva temporária ou definitiva de alguns pacientes.

Para o coordenador da Comissão de Residência Médica da Universidade Santo Amaro (Unisa), Osmar Person, alertar a população sobre a prevenção da surdez é muito importante. “Um descuido durante a higienização dos ouvidos pode até mesmo perfurar o tímpano”, alerta o especialista. Em casos de sintomas como zumbidos, dificuldade para ouvir ou até mesmo necessidade de aumentar o volume do rádio ou da televisão é recomendado buscar a orientação de um otorrino que poderá avaliar e indicar o tratamento mais adequado.

Assessoria

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br