Conectado por

Saúde

Cuidados com a pele no inverno


Compartilhe:

Publicado por

em

Aquele ventinho mais frio, a queda da umidade do ar e as temperaturas mais baixas são características típicas do inverno e que têm influência direta na saúde da pele. Seja no norte ou nordeste, sul ou sudeste, esse clima mais gelado e seco age na diminuição da transpiração corporal e contribui para que a epiderme fique mais seca.

Nesta época, é comum tomar banhos mais quentes para minimizar o friozinho, porém as altas temperaturas removem a oleosidade natural e favorece para o aumento de casos de pele ressecada, deixando aquele aspecto esbranquiçado. Esse é um indicativo de desnaturação das proteínas. Durante o inverno, algumas doenças podem aparecer por causa do ressecamento. Entre elas, estão: a dermatite seborreica, a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose.

Para evitar o ressecamento, recomenda-se manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes para ajudar a saúde da epiderme. O ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja, entre outras;  e vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura, são exemplos de alimentos para esta estação.

Dicas para manter a pele hidratada:

  • Beber no mínimo dois litros de água por dia.
  • Evitar banhos quentes e muito demorados; evitar se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.
  • Usar o hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme.
  • Para peles oleosas, e acneicas, evitar hidratante comum no rosto, usar oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).
  • Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras.
  • Usar filtro solar diariamente.

É nessa época também que ocorre um maior número de tratamentos dermatológicos. Entre os procedimentos mais realizados estão o peelings e sessões de laser.

Dra. Fernanda Nichelle é Médica, dedica-se à Dermatologia e atua na área de Estética Médica. Radicada em Porto Alegre, está à frente da Clínica MAC – Medicine Aesthetic Clinic.

CREMERS: 36168 / CREMESP: 154072