Conectado por

Cuiabá-MT

Cuiabá ainda aguarda vacina da Janssen para aplicar segunda dose em 15 mil pessoas


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

A Prefeitura de Cuiabá informou que ainda aguarda o envio de um novo lote da vacina da Janssen para imunizar as cerca de 15 mil pessoas que precisam receber a segunda dose. Enquanto isto, a partir desta segunda-feira (6), todos as pessoas de 18 a 59 anos que tenham tomado a segunda dose de qualquer vacina (com exceção da Janssen) contra o coronavírus há 5 meses (150 dias) poderão receber a dose de reforço.

Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha de vacinação na Capital, revelou que é necessário aguardar a chegada das vacinas da Janssen.

“Recebemos cerca de 15 mil doses de Janssen para aplicação de dose única na época e ela já foi toda usada, não temos mais nenhuma dose. Precisamos aguardar o envio da segunda dose para o público que recebeu essa vacina para darmos continuidade ao esquema vacinal”, disse.

A partir desta segunda-feira (6), todos as pessoas de 18 a 59 anos que tenham tomado a segunda dose de qualquer vacina contra o coronavírus há 5 meses (150 dias) poderão receber a dose de reforço. Até então apenas trabalhadores da saúde e pessoas a partir de 60 anos estavam recebendo a terceira aplicação, mas com o recebimento de mais doses, a campanha Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar ampliou o público.

“É como se estivéssemos começando novamente a campanha de vacinação, pois agora toda a população adulta poderá ser vacinada com a dose de reforço. Por isso pedimos encarecidamente que as pessoas verifiquem com cuidado a data que tomaram a segunda dose, para só comparecerem aos polos de vacinação para receber a terceira aplicação no prazo correto, que é de 150 dias após a segunda vacina”, explicou Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha.

A coordenadora aproveita para fazer o chamamento das pessoas que estão com a segunda dose ou a dose de reforço atrasadas. “Temos muitas pessoas que precisam comparecer aos polos de vacinação para completarem o esquema vacinal. Quem tomou a primeira dose de Pfizer ou Astrazeneca, pode tomar a segunda depois de 56 dias. Quem tomou a primeira de Coronavac, pode tomar a segunda após 28 dias. Pessoas acima de 12 anos que ainda não tomaram nenhuma dose, devem fazer o cadastro no site Vacina Cuiabá e comparecer a qualquer polo e se vacinar o quanto antes”.

Ela reforça a importância de se completar o esquema vacinal e tomar a dose de reforço. “Temos visto nos noticiários que vários países da Europa estão passando por mais uma onda da Covid-19 porque a cobertura vacinal está abaixo do esperado. O Brasil tem uma forte cultura de vacinação e já conseguiu controlar inúmeras doenças por meio da imunização. É essencial que as pessoas venham se vacinar, pois quanto mais pessoas imunizadas, menos risco corremos de passarmos por uma nova onda da pandemia. Quem se vacina, protege si mesmo e o próximo”, concluiu Valéria.

Além disso, a partir da terça-feira (7) mais sete unidades de saúde passam a aplicar as vacinas contra a COVID-19. “Estamos ampliando os pontos de vacinação para todas as regiões de Cuiabá. As unidades de vacinação estarão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Cuiabá”, escreveu o prefeito Emanuel Pinheiro.

A Unic Beira Rio também se tornará um polo central de vacinação. A vacinação da dose de reforço para pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde que já completaram 5 meses da segunda dose, continua, e a vacinação da dose adicional para pessoas imunossuprimidas que já completaram 28 dias da segunda dose também continua.

As unidades que passarão a aplicar a vacina contra o coronavírus nesta semana são: UBS Santa Terezinha I, II e III, UBS Jardim Industriário I e II, UBS São João Del Rey / Novo Millenium na regional Sul; UBS 1º de Março / João Bosco Pinheiro, Centro de Saúde CPA III, na regional Norte;  UBS Despraiado I e II  na regional Oeste e Centro de Saúde Dom Aquino, na regional Leste.

Além dessas UBS, as equipes de outras 14 unidades básicas já estão sendo capacitadas e nas próximas semanas também começarão a aplicar as vacinas. Somadas as 7 que começam nesta semana e as 14 que já realizam a vacinação, até o mês de dezembro 35 unidades básicas estarão aplicando as vacinas contra o coronavírus. A descentralização da campanha já estava prevista no Plano Municipal de Vacinação desde sua primeira versão.

 

 

Olhar Direto

Publicidade
CRÉDITO JÁ - EMPRÉSTIMOS
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento