Conectado por

Acre

Cruzeiro do Sul começa a vacinar pessoas com comorbidades nesta terça (4) e segue com aplicação de 2ª dose


Compartilhe:

Publicado por

em

Começou nesta terça-feira (4) a primeira etapa de imunização contra a Covid-19 de pessoas com comorbidades na cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Cinco grupos estão listados nesse primeiro momento para tomar a dose do imunizante (Veja lista abaixo).

P U B L I C I D A D E

A aplicação da dose é feita nas 14 unidades básicas de saúde urbanas, das 8h às 13h na segunda maior cidade do Acre. Para tomar a vacina, a pessoa incluída nessa primeira fase precisa ter feito o cadastro em uma das unidades de saúde do município.

Segundo a subsecretária de Saúde, Valéria Lima, cerca de seis mil pessoas se cadastraram e há na cidade 1,4 mil doses de vacina destinadas ao público das comorbidades.

Serão vacinadas

  • pessoas com idade entre 55 e 59 anos com comorbidades;
  • grávidas de alto risco;
  • mães com até 45 dias após o parto com comorbidades;
  • pessoas com síndrome de Down.
  • pacientes renais crônicos – pessoas que fazem tratamento de hemodiálise.

Outros públicos vacinados

Continua sendo aplicada a segunda dose do imunizante, conforme data prevista na carteira de vacinação, para quem já recebeu a primeira. Nesse caso, a vacinação ocorre em uma tenda montada ao lado Teatro dos Náuas.

Com relação aos idosos de 60 anos ou mais, a subsecretária de Saúde, Valéria Lima, informou que foram imunizados mais de seis mil e ficaram faltando cerca de 200. Segundo ela, esses idosos que ainda não receberam a vacina podem procurar também a tenda ao lado Teatro dos Náuas para se imunizar.

No caso dos profissionais de saúde, foram imunizados cerca de cinco mil desde o início da campanha de vacinação. Conforme a secretária, esse número representa a grande maioria e, agora, estão sendo vacinados somente os novos profissionais que são contratados pelas unidades.

Segunda dose

  • CoronaVac

O intervalo ideal é de 28 dias entre as doses da CoronaVac. Um estudo do Butantan mostrou que a eficácia da vacina foi de 62% com intervalo de 21 a 28 dias, contra 50% com intervalo de até 21 dias.

  • AstraZeneca

Já estudos clínicos da Oxford/AstraZeneca apontaram uma eficácia de 82,4% com a segunda dose, em um intervalo de três meses após a primeira dose.

  • Pfizer

O imunizante é aplicado em duas doses, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda.

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 234.910 doses de vacinas e foram aplicadas 128.598 até esta terça (4), sendo 94.960 da primeira dose e 33.638 da segunda. Rio Branco aplicou 59.131 doses e Cruzeiro do Sul 13.903.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

G1.globo.com

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br