Conectado por

Saúde

Crescimento das mamas em homens pode ser tratado sem cirurgia


Compartilhe:

Publicado por

em

O crescimento exagerado das mamas, costuma afetar homens de qualquer idade e causar grande desconforto emocional. De acordo com um estudo publicado no Indian Journal of Endocrinology and Metabolism, 30% dos homens tem o aumento nas mamas em algum momento de sua vida. Tecnicamente chamado de ginecomastia, ela é causada pela hipertrofia do tecido mamário em meninos ou homens, provocada por um desequilíbrio hormonal ou excesso de gordura.

Outras causas também são o consumo de alimentos que contém fitoestrógenos como soja, substâncias como álcool, algumas loções cosméticas, fórmulas com estrogênio, anabolizantes, espironolactona, finasterida, cimetidina e omeprazol ou ainda a diminuição da produção de testosterona pelos testículos, hipertireoidismo, tumores, alterações na hipófise, no fígado e rins. Dependendo da causa, pode haver problemas como depressão, ansiedade, ataques de pânico e fobias sociais. 
O tratamento com tamoxifeno (medicamento) é mais efetivo iniciado precocemente, isto é, na fase ativa ou inflamatória da ginecomastia. A terapia com testosterona somente está indicada para os casos de ginecomastia desenvolvida por deficiência da produção deste hormônio. O tratamento sem cirurgia é principalmente preferido por homens que sofrem desta condição, uma vez que não envolve qualquer corte e todos os riscos que vêm com tal procedimento invasivo.
Uma alternativa eficaz é o Coolsculpting, um procedimento não invasivo em que as células adiposas da região afetada são cristalizadas (congeladas) e depois morrem ao longo de 3 meses. Com o tempo, o corpo processa naturalmente a gordura e elimina essas células mortas, reduzindo o volume das mamas. 
Mas é importante destacar que um diagnóstico clínico é essencial, tanto para descobrir o grau de ginecomastia e sua causa. A informação vai ajudar a grande maioria dos homens em vários grupos etários que sofrem em silêncio a viver melhor, com mais auto estima e saúde.
Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento