Conectado por

Cuiabá-MT

Cresce casos de violência e ameaça contra profissionais da saúde em UPAs e policlínicas de Cuiabá


Compartilhe:

Publicado por

em

Casos de violência e ameaça aos profissionais de saúde nas unidades de pronto atendimento, em Cuiabá, tornaram-se recorrentes conforme avança o número de casos de Covid-19 e gripe na capitalApenas em uma unidade já foram 71 casos em que a polícia precisou ser acionada. As ocorrências são, geralmente, por causa do atraso no atendimento.

P U B L I C I D A D E

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que a Policlínica do Coxipó e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro tiveram casos de ameaça e violência aos profissionais.

Na UPA Morada do Ouro, foram cinco ocorrências policiais. A secretaria não tem mais detalhes sobre estes casos.

Já na Policlínica do Coxipó, foram 71 registros até agora. Em dezembro de 2021, a policlínica precisou acionar a polícia 65 vezes.

 

Além das ameaças, há um aumento no número de profissionais de saúde que estão adoecendo. A Policlínica do Coxipó reduziu o atendimento em razão do número de enfermeiros afastados com Covid-19, de acordo com a secretaria. Agora, a unidade atende apenas pacientes graves.

Os atendimentos na unidade pode ser normalizado nesta terça-feira (11), segundo a previsão da secretaria. Já as demais unidades na capital seguem os atendimentos normalmente.

 

O médico dessa policlínica, Ruy de Sousa Gonçalves, de 57 anos, contou que atualmente ele está afastado do trabalho porque contraiu Covid, mas expressou revolta com a situação atual.

“A irresponsabilidade em liberar o atendimento nas unidades de saúde, em não manter medidas de restrições e liberarem os horários noturnos chegam a ser atitudes criminosas”, afirmou.

Ele também explicou o que pode ter contribuído com o aumento do número de pessoas com Covid-19 e gripe.

“A gripe influenza contribuiu para a proliferação porque no meio destas pessoas tinham outras com Covid-19 positivado em teste. Esta onda vai ser a pior se eles não mudarem a conduta social”, afirmou.

G1.globo.com

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br