Conectado por

Juína

CRAS e parceiros realiza em Juína campanha de conscientização de combate à violência contra pessoa idosa


Compartilhe:

Publicado por

em

Aconteceu na tarde de quarta-feira nas dependências da feira municipal de Juína, um trabalho de panfletagem e conscientização com o tema voltado para o combate à violência contra a pessoa idosa. A campanha terá duração de 30 dias e ocorrerá em alguns pontos do município.

P U B L I C I D A D E

Luziene De Souza Martins, coordenadora do CRAS (Centro De Referência De Assistência Social) e também do Centro De Convivência “Vó Paixão” disse que a campanha teve início na quarta se estenderá até o dia 15 de julho, uma primeira campanha a nível de município, almejada por pessoas idosas do centro de convivência, levando toda equipe do CRAS, a apresentar a abertura da campanha no plenário da câmara municipal na sessão ordinária da última segunda-feira dia 13, com o início oficial na data de hoje, com faixas, cartazes e panfletagens.

A coordenadora Luziene falou sobre um levantamento realizado junto ao SAMU e UPA 24 horas da cidade de Juína, que informaram não haver registros recentes de violências contra pessoas idosas, porém, o estado de Mato Grosso lidera o ranking de 2º lugar em violências contra idosos.

A presidente do conselho dos idosos, Neide Gobate Calça, falou sobre a importância da campanha ter sido lançada na feira municipal com o objetivo de abranger os moradores da zona rural do município levando informações e a importância do ato, que foram apresentados com alguns índices de violência contra idoso no estado de Mato Grosso, que no ano 2016, foi o 7º estado com mais registros de violência contra o idoso, ocasião em que o município de Juína se apresentou como sendo o 2º município do estado que mais praticou violência contra pessoas idosas na época.

Neide G. Calça disse que é necessário levar a campanha educativa para toda sociedade, uma vez que já houveram casos de violências registrados anteriormente no município, e dessa forma alertar os idosos quanto a importância de se fazer respeitar em seu cotidiano.

A presidente da associação dos idosos, Ivani Cardoso Dala Valle, também conversou com a imprensa e falou sobre a parceria da associação para com o CRAS, sendo que a responsabilidade e cuidados dos idosos é de responsabilidade de todos, e disse que a ideia e transpor para a sociedade o número de idosos abandonados, negligenciados na saúde, e até mesmo sofrendo com descaso e falta de respeito por parte de algumas pessoas jovens, e pediu mais amor e compreensão da juventude para com os idosos.

Nos casos de abusos e violências cometidas contra pessoas idosas, as denúncias poderão ser realizadas através do Disk 100, no 190 ou 197, e também através do CRAS que sempre apura casos de denúncias que tem chegado até o órgão. Lembrando que as violências não são somente físicas, como também psicológicas, onde muitas vezes o autor da violência encontra-se dentro da própria família, que por muitas vezes abandona a pessoa idosa deixando-a em situação de vulnerabilidade , e somente a conscientização das pessoas e principalmente do familiares podem mudar esta triste realidade, concluiu Ivani.

Juinanews.com.br

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br