Conectado por

Saúde

Covid-19: Saiba a única situação em que é possível compartilhar a máscara

Publicado por

em

Amáscara é um dos itens de proteção individual mais importantes em tempos de pandemia do novo coronavírus. Para que cumpra seu papel de dificultar a transmissão da Covid-19, ela requer cuidados especiais de uso e higienização e – conforme as orientações divulgadas, não deve ser compartilhada. Há, no entanto, um único caso em que ela pode ser usada por mais de uma pessoa.

Continua após a publicidade

De acordo com especialistas, o ideal é que cada um preserve a sua máscara e tome os devidos cuidados, mas pessoas da mesma família podem compartilhar máscaras de pano, desde que elas estejam higienizadas da maneira correta.

“A máscara é de uso individual. Em geral, não se compartilha. Eu, pessoalmente, acho que é como uma roupa íntima. Pessoas da mesma família podem compartilhar apenas se ela for lavada corretamente, usando o hipoclorito de sódio, água e sabão e passada a ferro quente. Desta maneira, teoricamente, estaria apta a ser usada por outra pessoa”, afirma a médica patologista Natasha Slhessarenko, do Laboratório Exame.

A explicação para a exceção está relacionada aos próprios hábitos familiares. “Quem vive no mesmo ambiente come da mesma comida, bebe da mesma bebida, compartilha talheres limpos, então são pessoas que estão compartilhando vírus a todo momento”, esclarece a médica.

O diretor do hospital de campanha de Águas Lindas, Marcos Pontes, não recomenda o compartilhamento nem por pessoas da mesma família. No entanto, ele reconhece que, se os cuidados de limpeza forem tomados de maneira adequada, ele pode ser feito. “O vírus não sobrevive ao cloro. A partir do momento que você lavou da forma correta, secou no sol, ele (o vírus) não sobrevive na máscara. O uso é seguro se a máscara estiver limpa e a pessoa for da mesma família. Se expandir o leque já fica arriscado”, reforça.

Vale lembrar que as máscaras de pano podem ser reutilizadas várias vezes, desde que higienizadas regularmente com água, sabão e água sanitária. A limpeza do acessório em tecido pode ser feita à mão, na máquina de lavar ou até mesmo no chuveiro.

METROPOLES