Conectado por

Saúde

Covid-19 causa perda de até 2% de músculos por dia em doentes, diz estudo

Publicado por

em

Arestrição de movimentos durante o tratamento da Covid-19 em unidades de terapia intensiva (UTIs), aliada à infecção do novo coronavírus e aos remédios usados estão contribuindo para que pacientes em estágio mais grave da doença percam até 2% de músculos por dia durante a internação.

Continua após a publicidade

As evidências são de um estudo realizado no Hospital Sírio-Libanês com 40 pacientes com Covid-19 em estado crítico, geralmente intubados ou imobilizados com suporte de respiração mecânica. O volume e a qualidade de músculos foram medidos a partir de uma técnica que usa imagens de ultrassom.

Os músculos são importantes para a mobilidade, a digestão e o funcionamento de órgãos, como o coração. A perda deles acontece naturalmente ao longo dos anos mas, enquanto uma pessoa saudável pode perder até 10% da massa muscular entre os 50 e os 60 anos, os pacientes mais graves da Covid-19 estão perdendo até 2% desse tecido por dia.

A perda é intensa porque os pacientes fazem tratamento com corticoides e sofrem com a inflamação provocada pelo vírus nos nervos e no tecido muscular. Ela é mais grave nos pacientes idosos pela soma de fatores da doença e idade e mais fácil de ser recuperada entre os jovens.

A reabilitação imediata desses pacientes é uma das estratégias para a recuperação. Ela envolve o acompanhamento de fisioterapeutas, a prática de exercícios físicos, uma dieta saudável e estímulos elétricos nos músculos.

Metropoles