Conectado por

Rondônia

COVID 19: Ada Dantas busca alterações no protocolo de atendimento da saúde


Compartilhe:

Publicado por

em

Nesta tarde (14), a vereadora Ada Dantas esteve em reunião de emergência com a Secretária Municipal de Saúde, Eliane Pasine, a Secretaria Adjunta, Dra. Marilene Penati, a Diretora da UPA Sul, Enfermeira Veridiana Pedrosa e Dra. Neila Zafari, Gerente Médica da Upa Sul. A finalidade da reunião foi para tratar sobre o protocolo de atendimento às pessoas com sintomas de Corona Vírus, que vem causando revolta na população, onde somente quando o paciente está em estado grave é que consegue o atendimento presencial com o médico.
A vereadora Ada Dantas levou todas as denúncias que vem recebendo da população, desde o problema no atendimento do Cal Center até o problema recorrente da internação. A parlamentar ressaltou que a maioria dos casos deixam de ter a administração da medicação nos primeiros dias o que acarreta na evolução da doença no organismo o que pode levar a morte do paciente na maioria dos casos.
“A maioria dos relatos são de que o atendimento no Cal Center, torna-se ineficiente quando não é orientado pelo médico a medicação inicial, no mesmo sentido, quando o médico apenas orienta a ficar em casa, sem qualquer diagnóstico. Tal medida está revoltando a população que de fato precisa de um atendimento adequado.” Ressaltou a vereadora Ada Dantas.
A secretaria Municipal de Saúde, Eliane Pasine apontou que está sendo feito levantamentos para a alteração e que as reclamações da vereadora realmente são válidas e já estão sendo avaliadas para as mudanças de protocolo. No mesmo sentido, a Dra. Marilene Penati afirmou que estarão tomando as medidas de Porto Velho ter algumas mudanças no protocolo de atendimento de administração de medicamentos em fase inicial como forma de coibir a evolução do COVID-19.
As representantes da Upa Sul, Dra. Neila e a Enfermeira Veridiana, afirmaram que estão montando planos estratégicos para o mais rápido possível ampliar o atendimento presencial dos pacientes ainda que em casos leves, ainda que não seja possível realizar o teste do covid no mesmo momento.
Ada Dantas, que vem acompanhando todo esse processo de protocolo de atendimento levou várias ideias que foram bem aceitas pela equipe da SEMUSA,  agradeceu e se colocou à disposição para o apoio necessário para que o protocolo seja alterado com urgência.
Assessoria
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br