Conectado por
Governo de Rondônia

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros atende 9 ocorrências de incêndio na mesma noite em Cuiabá

Publicado por

em


Continua após a publicidade

O Corpo de Bombeiros de Cuiabá atendeu nove ocorrências de incêndio na noite dessa segunda-feira (13), em Cuiabá. A baixa umidade relativa do ar aumenta o número de queimadas, além de causar problemas respiratórios.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a quantidade de focos de incêndio e queimadas é maior que a capacidade de atendimento da corporação.

Em menos de uma semana, na região da Estrada da Guia, entre Cuiabá e o Distrito da Guia, teve dois focos de incêndio. Outro ponto de queimada na capital foi no Bairro Jardim Vitória.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mais de 5 mil focos de incêndio foram registrados em Mato Grosso. O período de proibição das queimadas em zona rural deve durar até o dia 15 de outubro, podendo ser prorrogado.

Na zona urbana, as queimadas são proibidas durante todo o ano. O responsável por incêndios em terrenos pode ser multado em até R$ 3 mil. Cerca de 87% dos focos de calor são registrados em áreas particulares, como fazendas, terrenos e quintais.

No inverno, a necessidade de água é maior por conta do tempo seco, principalmente para quem faz atividade física. Hidratação das mucosas, pele, boca, respiração e rins são algumas das dicas para amenizar a situação.

O inverno com baixa umidade relativa do ar aumenta o número de queimadas e os médicos alertam são para os riscos, principalmente com a fumaça e a fuligem, muito comuns nessa época.

A orientação é tentar evitar a entrada da fumaça nos ambientes fechados, fechando janelas ou portas e, se possível, aumentando a umidade relativa do ar dentro de casa, com o uso de umidificadores.

Além do incômodo, os sintomas mais graves são tosse e falta de ar, que requer cuidado maior e orientação médica.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *