Conectado por

Pará

Corpo de Bombeiros alerta para cuidados em período de chuvas fortes

Publicado por

em

Continua após a publicidade

O verão no Hemisfério Sul provoca aumento da temperatura, chuva frequente e ventos com intensidade moderada à forte. As características climáticas iniciaram no domingo (22), e seguem até o dia 20 de março de 2020. Na região Norte, a estação é reconhecida especialmente por um aspecto: as fortes chuvas. O Corpo de Bombeiros faz alertas à população.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Belém registrou o mês de novembro mais chuvoso dos últimos anos, na comparação com o período de 1981-2010.

Devido à intensidade das chuvas que marcam o verão amazônico, é importante tomar alguns cuidados. Algumas medidas que devem ser tomadas antes, durante e após a ocorrência de chuvas fortes.

Antes:

– Verificar a previsão do tempo e procurar local abrigado (residência, local do trabalho, etc)

Durante:

– Se estiver dentro de um veículo, permanecer em seu interior, mantendo vidros fechados.

– Não tentar se proteger debaixo de árvores, postes.

– Dentro de casa, afastar-se da fiação elétrica, evitar usar objetos metálicos, desligar os registros de gás e de eletricidade, evitar utilizar equipamentos eletrônicos, até mesmo o celular.

– Deve-se ter um cuidado especial com crianças, por conta do comportamento infantil, e com idosos, que também são muito vulneráveis, a fim de evitar quedas em terrenos escorregadios ou atingidos por descarga elétrica.

– O Corpo de Bombeiros recomenda ainda que as pessoas permaneçam em suas residências em caso de falta de energia elétrica provocada pela chuva.

Após:

– Em caso de local inundado, pedir ajuda para se deslocar, pois há risco de a pessoa ser levada pela correnteza.

– Deve-se tomar cuidado com buracos, bueiros, evitar contato ao máximo com a água desses espaços, a fim de evitar o contágio de doenças.

O atendimento do Corpo de Bombeiros funciona de forma integrada com a Polícia Militar. A população pode acionar o serviço pelo número 193 ou através da Polícia Militar, no 190, para informar sobre vítimas ou solicitar apoio.

O Corpo de Bombeiros está a postos 24h com as guarnições de serviço. Quando acionadas, são direcionadas, seja por viaturas ou por embarcações, para atender ocorrências de choque, colisão e queda. Atende também vítimas de trauma e as direciona até o hospital mais próximo.

G1