Conectado por

Porto Velho

CORONAVÍRUS: Semusa retorna carros de som como estratégia para reforçar prevenção

Publicado por

em

Os veículos percorrem os bairros da Capital com mensagens pontuais sobre prevenção e conscientização da doença

Continua após a publicidade

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretária Municipal de Saúde (Semusa), adotou a estratégica de utilização de carros de som para reforçar as medidas de prevenção e evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19). Ao todo, 15 veículos circularam com mensagens gravadas para orientar a população sobre formas de combate ao vírus.

Os carros de som começaram a circular em março, no início da pandemia, e percorreram toda cidade de Porto Velho. A orientação à população era para ficar em casa, além de reforçar as medidas de prevenção e os cuidados de higiene como lavar as mãos constantemente com água e sabão, usar álcool em gel, manter o distanciamento social, manter ambientes ventilados e sem aglomeração de pessoas.

Com a evolução da pandemia e aumento dos casos em Porto Velho, os carros de som voltaram a circular, nos bairros em torno das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), da zona sul e leste, com mensagens de conscientização sobre a necessidade de manter o isolamento social devido a superlotação das unidades de saúde e onde procurar ajuda, em caso de sintomas da doença.

A ação é coordenada pelo Núcleo Gestor de Educação Permanente (Nugep) da Semusa. De acordo com a diretora, Angelita Mendes, os carros dão visibilidade para as informações e ajuda na conscientização. “Os carros de som ajudam a levar a visibilidade da situação de agravo de uma doença que até então não tem cura. Uma forma de levar até as pessoas a informação de forma clara e objetiva”.

O uso do carro de som é parte de uma série de estratégias que a Prefeitura de Porto Velho por meio da Semusa está fazendo para tentar combater o alastramento do vírus.

Assessoria