Conectado por

Medicina

Contagem de células do sangue pode prever gravidade da Covid-19, diz estudo


Compartilhe:

Publicado por

em

Segundo pesquisa feita na Universidade Radboud, na Holanda, um simples exame de contagem de células do sangue pode ser suficiente para determinar a gravidade da infecção de um paciente com Covid-19.

O teste, muito comum e barato, detecta mudanças nos componentes do sangue e, usando novas técnicas, até a quantidade de anticorpos ativados em circulação. Foram analisados dados de 982 adultos em 11 hospitais da Europa. O estudo foi publicado na revista científica eLife.

Os pesquisadores usaram os dados recolhidos para criar um algoritmo que é confiável em 93% dos casos depois de seis dias da infecção.

Ao site EurekAlert, o infectologista André Van der Ven, pesquisador responsável pelo levantamento, explica que o método de contagem de células é automático e está disponível em praticamente todo o mundo.

“É um exame rotineiro para pacientes com Covid-19 que vão ao hospital. Usando algumas técnicas, o tipo das células sanguíneas pôde ser determinado, e fomos capazes de desenvolver uma análise de prognóstico confiável, que pode nos mostrar se um desenvolvimento mais sério pode ser esperado e ajudar profissionais de saúde a tomar decisões de tratamento”, assinala o pesquisador.

Metropoles