Conectado por

Acre

Conselho denuncia casos de invasão e exploração de terras indígenas no Acre


Compartilhe:

Publicado por

em

Dos 111 casos de invasões, exploração ilegal de recursos naturais e danos diversos contra patrimônio nas terras indígenas do Brasil, sete deles ocorreram no Estado do Acre em 2018.

P U B L I C I D A D E

Os dados estão no relatório do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) divulgado na última quarta-feira (25).

Em outros Estados, as ocorrências também foram altas: Alagoas registrou uma, mas o Amazonas teve 13; Maranhão (9), Mato Grosso (10), Mato Grosso do Sul (3), Pará (24), Paraná (1), Pernambuco (2), Rondônia (17), Roraima (11), Santa Catarina (3) e Tocantins (8). Dois outros casos relatados, abrangem os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins.

O preconceito tem sido comum. A cidade de Ipixuna, no Amazonas, recebe muitos indígenas que precisam fazer solicitação de documentos, receber salários e benefícios, fazer compras, tratar da saúde, dentre outras atividades. No entanto, diz o Cimi, não existe nenhuma casa de apoio para os indígenas no município e eles ficam em barracos de lona e em embarcações velhas à beira do Rio Juruá. Diariamente, os indígenas enfrentam preconceitos por parte da população. E, nas redes sociais, muitos comentários os hostilizam.

O CIMI registra homicídios, tentativas de homicídios e descaso do poder público, entre outras situações.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br