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Alimentação

Conheça os 7 principais tipos de alimentos e suas funções no corpo


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Diversificar os tipos de alimentos consumidos é essencial para conseguir ter uma alimentação saudável e balanceada. O principal motivo é que a mescla de diferentes opções traz ao organismo a quantidade de nutrientes ideal para manter a boa saúde.

Isso quer dizer que, por mais que você prefira consumir certos tipos de alimentos, é bem importante não se limitar a eles. Se fizer isso, corre um sério risco de deixar o seu corpo com déficit de vitaminas e ter problemas que vão desde a queda de cabelos e enfraquecimento das unhas, até desenvolvimento de doenças sérias, como anemia e outras.

Seguindo a mesma linha, o consumo exagerado de alguns alimentos pode ser prejudicial, a exemplo do açúcar, que pode desencadear a diabetes, e os ricos em gorduras que levam a doenças cardiovasculares. Ou seja, o segredo para se manter bem, ter mais qualidade de vida e a saúde que sempre desejou é manter o equilíbrio da sua alimentação.

Para evitar que você tenha qualquer um desses problemas, garantindo uma dieta balanceada, este artigo traz informações sobre os principais tipos de alimentos que devem ser consumidos, a distribuição deles na pirâmide alimentar e quais são os mais ricos em nutrientes. Confira agora!

Quais são os principais tipos de alimentos?

Os principais tipos de alimentos que devem ser consumidos por uma pessoa para se manter saudável são os descritos na pirâmide alimentar.

Trata-se de uma ferramenta que demonstra quanto de cada tipo de alimento deve ser ingerido. Assim, na sua base estão os de consumo maior e, no topo, os de consumo menor.

Considerando o apresentado nesse instrumento, os principais tipos de alimentos são:

cereais, tubérculos e raízes;

frutas e hortaliças;

leites e derivados;

carnes e ovos;

leguminosas;

óleos e gorduras;

açúcares e doces.

Cereais, tubérculos e raízes

Os cereais, tubérculos e raízes são tipos de alimentos que fazem parte da primeira parte da pirâmide alimentar. Isso quer dizer que eles estão na sua base.

A orientação é que sejam consumidas, por dia, de 5 a 9 porções desses alimentos, que incluem pães, arroz, massas, batata, batata-doce e outros da mesma categoria.

O motivo desses tipos de alimentos serem a base de uma alimentação considerada saudável é que eles são boas fontes de carboidratos, que é um dos principais fornecedores de energia do nosso organismo. Além disso, são ricos em vitaminas do complexo B e E e em fibras, que são essenciais para um bom processo de digestão.

Frutas e hortaliças

Já as frutas e hortaliças compõem a segunda parte da pirâmide alimentar. O papel desses tipos de alimentos em uma dieta saudável é fornecer a quantidade ideal de vitaminas, minerais e nutrientes.

Entre os diversos benefícios que trazem para o nosso corpo estão o fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de diferentes doenças, ação antioxidantes e outros.Por conta disso, o ideal é consumir, diariamente, de 4 a 5 porções de hortaliças; e de 3 a 5 porções de frutas.

Leites e derivados

Os leites e produtos derivados são tipos de alimentos que estão na terceira parte da pirâmide alimentar. O consumo desses itens é indicado, pois são importantes fontes de cálcio, mineral fundamental para o fortalecimento da nossa estrutura óssea.

Nessa lista estão inclusos também os queijos e iogurtes, mas é bem importante sempre dar preferência pelas versões com menos gordura, como os queijos brancos, os leites e iogurtes desnatados.

A quantidade ideal a ser consumida por dia é de 2 a 3 porções desses tipos de alimentos.

Carnes e ovos

As carnes e os ovos estão na mesma parte da pirâmide alimentar que os leites e derivados, sendo indicado o consumo diário de 1 porção.

As proteínas animais, como carne de boi e peixes, são importantes fontes de proteína para o organismo, essenciais para a saúde dos tecidos e também para manter o bom funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular.

Leguminosas

Feijões, ervilhas, soja, amendoim são alguns tipos de alimentos do grupo das leguminosas, que também estão na terceira parte de pirâmide.

A indicação de consumo desses alimentos é de 1 porção por dia. E eles são fundamentais para quem busca uma alimentação saudável, pois são importantes fontes de ferro. Por conta disso, ajudam a combater a anemia e auxiliam no transporte de oxigênio pela corrente sanguínea.

Óleos e gorduras

No topo da pirâmide alimentar estão os óleos e as gorduras, indicados para serem consumidos apenas 1 porção por dia. Pode ser estranho falar que esses tipos de alimentos fazem parte de uma dieta equilibrada, mas a verdade é que eles também têm importante função no nosso organismo.

No caso, estamos falando de bons óleos e gorduras, como os azeites e o óleo de coco. Produtos como esses ajudam no transporte das vitaminas do complexo B pelo organismo, que são importantes fontes de energia.

Açúcares e doces

Os açúcares e doces estão na mesma parte da pirâmide que os óleos e gorduras. Por isso, sua indicação é de apenas 1 porção por dia.

O ideal é evitar esses tipos de alimentos caso sejam processados. O mais recomendado é consumir os açúcares naturais, a exemplo do mel e de outros que seguem a mesma linha.

Quais são os alimentos mais ricos em nutrientes?

Confira uma lista com os que contêm mais nutrientes para deixar a sua alimentação ainda mais saudável:

abóbora;

couve;

brócolis;

salmão;

nozes;

quinoa;

alho.

Se tiver em busca de proteína animal, nossas dicas são:

carne de boi;

carne de frango;

peixes;

ovos.

 

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