Conectado por

Geral

Congresso da SBC debate computação e sustentabilidade


Compartilhe:

Publicado por

em

Mostrar as experiências onde a tecnologia está a serviço do meio ambiente. É o que pretende o 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2018), que ocorrerá entre os dias 22 e 26 de julho, no Centro de Convenções de Natal. É o maior evento acadêmico da área na América Latina. Abordará o tema Computação e Sustentabilidade. O encontro será de frente para o mar de Ponta Negra, praia mais famosa do Rio Grande no Norte.
A Ciência da Computação usada em benefício da sustentabilidade emerge como um campo interdisciplinar. As técnicas são usadas para possibilitar o desenvolvimento e o equilíbrio entre as necessidades ambientais, econômicas e sociais”, explica o coordenador geral do congresso, professor doutor Chico Dantas, também diretor do Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Natal.
 
Ar puro
O tema será discutido na Capital que possui o ar mais puro das Américas e o segundo maior parque florestal urbano do País, o Parque das Dunas, que rodeia o Centro de Convenções onde o CSBC ocorrerá. A programação incluirá 24 eventos paralelos com exposições de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates.  A expectativa é de que três mil pessoas participem do CSBC 2018. O evento está sendo organizado pelo Departamento de Computação da UERN.
Segundo Dantas, nesta edição, haverá cases de empresas e a presença de palestrantes renomados e internacionais, debatendo sobre como o uso da computação pode criar condições para que a tecnologia prospere em sintonia com as questões ambientais.  Além disso, acrescenta o coordenador geral, o CSBC 2018 trará benefícios sociais, por meio da promoção de ações sustentáveis, objetivando a conscientização da população para a importância do desenvolvimento tecnológico alinhado com a sustentabilidade ambiental.
 
Tecnologia e questões de gênero
O 12º Women in Information Technology (WIT) vai discutir, durante o 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2018), assuntos relacionados às questões de gênero em Tecnologia de Informação (TI) no Brasil. Serão relatadas histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.  Uma iniciativa da SBC e organizado na forma de palestras e painéis, o workshop debaterá problemas relacionados ao sexo feminino e o acesso à TI, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho, quanto de inclusão e alfabetização digital. Os temas abordados se concentram na necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional.
 
 
 Programa Meninas Digitais
No Congresso da SBC 2018 também ocorre o Fórum Meninas Digitais, que faz parte das atividades do Women in Information Technology (WIT) desde 2011 e é uma das ações do programa de mesmo nome da SBC. É direcionado às alunas do Ensino Fundamental, Médio e Tecnológico, para que conheçam melhor a área de informática e das Tecnologias da Informação e Comunicação. A intenção é motivá-las a seguir carreira nessas áreas. Durante o evento, os multiplicadores dessa proposta aproveitam a oportunidade para discutir projetos e parcerias para disseminar a iniciativa no território nacional.
 
Interação entre empresas e universidades
A cooperação e a interação entre as universidades, empresas, sociedade e os diferentes níveis e esferas de governo é o que destacará 20º Seminário de Computação e Mercado (Computec), que faz parte do Congresso da SBC 2018. Os debatedores pretendem identificar e analisar os desafios e oportunidades em inovação e desenvolvimento tecnológico, principalmente na área de Computação. As ideias serão apresentadas por meio de painéis, palestras, talk show e relatos de caso que abordam os temas propostos em diversos aspectos. Entre estes estão a interação universidade-empresa, inovação tecnológica, transferência auto-sustentada para a sociedade, pesquisa aplicada, mercado de trabalho e estímulos de programas governamentais. Também haverá espaço para casos e protótipos de ferramentas que unem pesquisa acadêmica e necessidades industriais. Eles deverão mostrar como essa interação pode ser produtiva e contribuir de forma promissora para o desenvolvimento do País.
 
 
SERVIÇO   
O quê? 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2018)
Data: 22 a 26 de julho de 2018
Onde: Centro de Convenções de Natal (RN)
Inscrições e informações: site natal.uern.br/eventos/csbc2018
Público: professores, universitários, estudantes do Ensino Médio e profissionais do mercado. Quem ainda não faz parte da SBC pode se associar ao fazer a inscrição no evento e obter desconto. Alunos das escolas secundárias terão valor diferenciado.
 
Sobre o CSBC:
O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é um evento realizado anualmente pela SBC, com a intenção de promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional na área de computação nacional e internacional. Desde a sua primeira edição, o CSBC, por meio de seus diversos eventos satélites, tem-se mostrado um importante palco para a exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates, não só para o ambiente acadêmico e científico, mas, também, para projetos sociais e interdisciplinares. 
 
Sobre a Sociedade Brasileira de Computação (SBC):
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é uma associação científica, sem fins lucrativos. A instituição reúne pesquisadores, professores, estudantes e profissionais que atuam em pesquisa científica, educação e desenvolvimento tecnológico na área de Computação. A SBC é composta por 25 Secretarias Regionais representando todos os estados brasileiros e disseminando conhecimento em todo o País. É a maior Sociedade de Computação da América Latina e conta com mais de 20 mil associados. A SBC faz parte da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da International Federation for Information Processing (IFIP). A instituição também é associada ao Centro Latino-americano de Estudios en Informatica (CLEI) e afiliada à IEEE Computer Society.
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento