Conectado por

Aripuanã

Confira a programação para o aniversário de 78 anos de Aripuanã e Réveillon


Compartilhe:

Publicado por

em

Além do Réveillon, nesta sexta-feira, dia 31 de dezembro, também é comemorado o aniversário de 78 anos de Aripuanã. A Prefeitura decretou feriado municipal e também preparou uma programação para celebrar essa data tão especial.

P U B L I C I D A D E

A partir das 20:00 horas a Praça São Francisco de Assis estará com som ambiente para receber a população. Faltando poucos minutos para a virada, será realizada a contagem regressiva com todos os presentes e a 00h00 terá início um grande Show de Luzes com fogos de artifício com pouco ruído.

Conhecidos popularmente como fogos silenciosos, por terem um som mais baixo do que o convencional, essa alternativa já foi adotada em diversas cidades do Brasil e do mundo.

De acordo com a coordenadora de Cultura do município, Rita Maltez, a medida visa proteger crianças pequenas, idosos, animais de estimação e pessoas com alguma sensibilidade sonora. “Diferente dos anos anteriores, não será aquele foguetório barulhento. Teremos uma queima de fogos diferenciada, mais focada no espetáculo visual do que na sonoridade”, explica.

A prefeita Seluir Peixer Reghin, que reforçou o convite para todos os moradores do município, também falou sobre o ano difícil que tivemos em decorrência da Covid-19 e pediu que as pessoas sigam os cuidados básicos durante o evento, como uso de máscaras e distanciamento social. “Esperamos que a população venha participar dessa celebração e que, juntos, possamos semear um 2022 próspero para todos. Traga sua família e venha participar conosco. Esperamos que você participe e também contribua para que a Covid não se alastre. Proteja-se e proteja quem estiver próximo de você”, lembra Seluir.

História de Aripuanã

O município foi criado, junto com vários outros, por meio do Decreto-lei 545, de 31 de dezembro de 1943, assinado pelo então interventor Júlio Strübing Müller. Este mesmo decreto dividiu o Estado em 15 comarcas.

Atualmente com uma área de 25.107,9 km2, Aripuanã chegou a ser um dos maiores municípios do mundo, com 145.510 km2, abrangendo os atuais municípios de Alta Floresta, Apiacás, Nova Bandeirante, Castanheira, Cotriguaçu, Juína, Juruena, Nova Monte Verde, Paranaíta, Rondolândia e Colniza.

O nome Aripuanã é indígena e significa água de pedra. Faz sentido, porque a atual sede do município é às margens do Rio Aripuanã, junto às belíssimas cachoeiras Dardanelos e Andorinhas, além da dos Namorados. Outro destaque é a observação de pássaros, especialmente papagaios, tucanos, araras e corujas. Ao menos 400 espécies estão catalogadas.

Aripuana.mt.gov.br

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br