Conectado por

Economia

Confira a nova idade mínima para se aposentar pelo INSS em 2020


Compartilhe:

Publicado por

em

Já estão em vigor as novas regras de transição para a aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agora, quem não entrou com o pedido do benefício antes que fosse publicada a Reforma da Previdência, no dia 13 de novembro de 2019, terá de enfrentar regras mais duras provindas dos novos cálculos.

Ao todo, são três regras de transição: idade mínima progressiva, aposentadoria por pontos e aposentadoria por idade. Em todas elas, houve um acréscimo de seis meses de contribuição. Confira a seguir os cálculos para quem completar as exigências em 2020, incluindo a idade mínima em cada um dos casos.

Aposentadoria por idade mínima progressiva

Nesta regra, quem deseja completar as condições em 2020 deve cumprir as seguintes exigências:

  • Homens: 61 anos e seis meses de idade, com mínimo 35 anos de contribuição;
  • Mulheres: 56 anos e seis meses de idade, com mínimo de 30 anos de contribuição.

Aposentadoria por idade

Não houve alterações nos critérios de acesso à aposentadoria para os homens após a Reforma. A mudança afetou mais as mulheres, com o acréscimo de mais seis meses na idade mínima. Confira:

  • Homens: 65 anos, com tempo de contribuição de 15 anos;
  • Mulheres: 60 anos e seis meses, com tempo de contribuição de 15 anos.

Aposentadoria por pontos

A regra de transição por pontos, que considera a soma da idade com o tempo de contribuição, também conta com mudanças pós-Reforma. Veja:

  • Homens: 97 pontos, com soma da idade + anos de contribuição;
  • Mulheres: 87 pontos, com soma da idade + anos de contribuição.

Importante: Caso o segurado atinja os requisitos de uma das regras de transição no ano anterior, há direito adquirido, que o permite se aposentar pelas normas antigas.

Fonte:https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2020/07/confira-a-nova-idade-minima-para-se-aposentar-pelo-inss-em-2020/