Conectado por

Geral

Confira 7 orientações valiosas para escrever conteúdo para a área da saúde


Compartilhe:

Publicado por

em

Ter cuidado com a menção de substâncias e medicamentos é uma delas, entenda.

Primeiro é preciso entender como é importante hoje para profissionais de saúde ter excelentes conteúdos no meio digital. Muitas coisas têm mudado, há alguns anos, por exemplo, profissionais, clínicas e hospitais preferiam alguns meios à internet como: mídias tradicionais (TV, rádio, jornal impresso, etc.), a realização de eventos e congressos, a veiculação de outdoors, etc.). Mas a era digital impõe mudanças.
P U B L I C I D A D E

 

No portal Resultados Digitais (aqui), essa importância de acompanhar as transformações impostas pela era digital e de argumentar sobre a necessidade de investir nesse segmento, é exemplificada por meio do futebol nos Estados Unidos. Diferente do Brasil, o país reverencia outros esportes atrelados a sua cultura como o beisebol, basquete, futebol americano, entre outros, portanto, o futebol é um esporte que nos Estados Unidos precisa de mais disseminação, de ações de incentivo para ser mais praticado.

Há duas reflexões sobre o conteúdo digital a partir desse exemplo: a primeira é que os resultados que oferece em termos de visibilidade e conversão em clientes e vendas é sem dúvidas superior a qualquer outro meio de comunicação; a segunda é que o conteúdo específico, neste caso, sobre saúde, deve ter um caráter educativo, se for tomado como exemplo o futebol nos Estados Unidos: “O que os americanos ainda não sabem sobre o futebol?” Entende?

7 orientações de como escrever conteúdo para a área da saúde

  1. Linha editorial – O que o profissional, o que a clínica ou hospital desejam que seja veiculado na internet? Primeiro é preciso se comunicar com o cliente e entender sobre o que ele deseja falar e como deseja falar.
  2. Ghost Writer – Essa é uma tendência comum nos Estados Unidos, grandes escritores, como o é caso do Stephen King, adotam essa prática. Trata-se de um profissional que escreverá sobre um tema em nome de alguém. Muitos profissionais de saúde adotam esse modelo ghost writer, mas para seguir essa linha é fundamental manter estreita comunicação com o cliente que será atendido.
  3. Conteúdos educativos – A maioria dos assuntos sobre saúde reúne uma série de complexidades, o desafio para o profissional que precisa escrever conteúdo para a área da saúde é conseguir repassar as informações de maneira que as pessoas consigam compreender.
  4. Muita pesquisa – Todos os temas demandam vasta pesquisa e muito mais os temas sobre saúde. Esteja muito alinhado com o assunto a ser tratado, tire dúvidas com o especialista antes de escrever, procure por artigos científicos sobre o tema. Uma dica é usar o Google Acadêmico.
  5. Foque na qualidade – Um conteúdo sobre saúde demanda maior cuidado ao ser produzido, não se escreve sobre assuntos complexos de uma hora para a outra.
  6. Cuidado com a menção de medicamentos ou substâncias – Mesmo se for um pedido do especialista, clínica ou hospital, procure se assegurar se as informações sobre substâncias e medicamentos estão mesmo corretas. Muitas pessoas recorrem a conteúdos sobre saúde como uma espécie de ‘consulta’, e por isso, mencionar medicamentos não é muito indicado.
  7. Humanize o conteúdo – Há assuntos difíceis de ser tratados em saúde, por isso é importante humanizar o conteúdo, colocar ainda que de uma maneira sutil, um toque de sensibilidade, afinal, saúde trata de pessoas.

Atualmente, há muitas agências de conteúdo que atendem diversos temas, inclusive saúde, como é o caso da Biquara ContentsRock Content, entre outras. Escrever conteúdos de qualidade, com técnicas e relevantes na internet é o que o mundo digital pede. E para o profissional, ter a sua marca bem representada por meio de conteúdo na era digital é sinônimo de sucesso.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br