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Concursos Prefeitura de Aracati – CE


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Concurso Prefeitura de Aracati – CE dispõe de 164 vagas para Professor da Educação Básica II.

Mais um concurso foi divulgado no Estado do Ceará e, desta vez, no município de Aracati, na região do Jaguaribe, conhecido como a “Terra dos bons ventos”. O Concurso Prefeitura de Aracati – CE prevê 164 vagas na área de educação. As oportunidades são para Professor da Educação Básica II em áreas diferentes com jornadas de trabalho de 20 horas semanais e vencimento de R$ 1.291,94.

Cargos Concurso Prefeitura de Aracati – CE

P U B L I C I D A D E

Professor de Ciências Humanas, Professor de Ciências Naturais, Professor de Matemática, Professor de Educação Física, Professor de Educação Especial, Professor de Informática, Professor de Inglês, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Arte e Professor Polivalente. Das 164 vagas um total de 13 são destinadas a pessoas com deficiência.

Atribuições Cargo Concurso Prefeitura de Aracati – CE

Nível de Escolaridade: Ensino superior completo em curso de licenciatura plena com habilitação específica em área própria ou formação superior em área correspondente e/ou complementação pedagógica nos termos da legislação vigente.

Exercer a docência na educação básica, especificamente Ensino Fundamental e Ensino Médio, responsabilizando-se pedagógica e administrativamente pelo planejamento, elaboração, execução, controle e avaliação do projeto pedagógico e do plano de desenvolvimento pedagógico e institucional da escola, zelando pela aprendizagem dos alunos sob um viés holístico, atentando-se ao pleno desenvolvimento biopsicossocial e preparação para a cidadania.

Atribuições

Preparar e ministrar aulas; Avaliar e acompanhar o aproveitamento do corpo discente; Participar da elaboração da proposta pedagógica da escola; Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da escola; Zelar pela aprendizagem dos alunos, bem como por seu desenvolvimento pleno e sua preparação para a cidadania; Estabelecer e executar estratégias de recuperação para os alunos com baixo rendimento escolar; Cumprir os dias letivos e ministrar horas/aulas estabelecidas, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Colaborar com as atividades de articulação da escola com a família e a comunidade; Promover e participar das atividades cívicas e culturais da escola; Incentivar os alunos para a necessidade de organização estudantil; Exercer outras atividades de interesse da escola.

Inscrições Concurso Prefeitura de Aracati – CE

As inscrições deste concurso deverão ser realizadas, exclusivamente, através do endereço eletrônico disponibilizado pela prefeitura do respectivo município, sendo, este http://concursos.acep.org.br/Aracati2018/2 no período que compreende as 10h do dia 21 de Agosto de 2018 e 23h59min do dia 23 de Setembro de 2018. No ato de preenchimento da ficha de inscrição on-line será gerado um boleto referente ao valor da taxa de inscrição que será de e R$ 130,00. Este boleto poderá ser pago até o dia 24 de setembro de 2018.

Provas Concurso Prefeitura de Aracati – CE

As provas objetivas escritas serão aplicadas na provável data de 25 de novembro de 2018 nas cidades de Fortaleza e Aracati, e terão a duração total de 4h, com início às 13h e término às 17h, observado o horário local do Estado do Ceará. Como fases do concurso haverão ainda prova escrita discursiva e avaliação de títulos.

Validade Concurso Prefeitura de Aracati – CE

O prazo de validade do concurso prefeitura de Aracati – CE será de 02 anos, a contar da data da publicação do Edital de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial do Município de Aracati-CE, podendo, a critério da Administração Pública, ser prorrogado por igual período.

Conteúdo Programático Concurso Prefeitura de Aracati – CE

Todas as áreas de atuação

Língua Portuguesa:

Compreensão e interpretação de textos. Denotação e conotação.

Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Classes de palavras e suas flexões. Processo de formação de palavras. Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. Concordâncias nominal e verbal. Regências nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Colocação dos pronomes átonos. Emprego dos sinais de pontuação. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem. Funções sintáticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação. Redação de correspondências oficiais.

Conhecimentos Pedagógicos: Educação/sociedade e prática escolar. Tendências pedagógicas na prática escolar. Didática e prática histórico-social. A didática na formação do professor. Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Processo ensino-aprendizagem. Relação professor/aluno. Compromisso social e ético do professor. Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos, técnicas e meios. Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. Planejamento escolar – planos: da escola, de ensino e de aula. Legislação e Diretrizes da Educação Nacional e afins.

Conhecimentos sobre o Município de Aracati: Localização e Limites. Hidrografia, clima e vegetação. População e densidade demográfica. Aspectos históricos, políticos, administrativos e culturais.

Conhecimentos Específicos por Área de Atuação:

Arte: Aspectos conceituais do ensino da arte. Abordagens metodológicas do ensino da arte. Contextualização, reflexão e fazer artístico. Análise e interpretações da linguagem artística. História da arte: movimentos artísticos, originalidade e continuidade. Renascimento, Barroco e Impressionismo. O barroco no Brasil. Artes plásticas no Brasil.Arte, criatividade e imaginação. Conhecimento e Expressão em Artes Visuais, Artes Audiovisuais, Dança, Música e Teatro. Expressão corporal. A cultura popular e o folclore na escola. Manifestações artísticas populares do Brasil.

Ciências Humanas: História: Introdução aos estudos históricos: historicidade do conhecimento histórico: metodologias e conceitos da ciência histórica. Periodização e tempo. O historiador e seu trabalho. Conhecimento e verdade em história. Pré-história: primórdios da humanidade. Períodos da pré-história. Primeiros habitantes da América / Brasil. Antiguidade Oriental: economia, sociedade e cultura do Egito, Mesopotâmia, Palestina, Fenícia e Pérsia. Antiguidade Clássica: a Civilização Grega e Romana, economia sociedade e cultura. Idade Média: o Feudalismo. O Império Bizantino. O mundo islâmico. O império de Carlos Magno. Os grandes reinos germânicos. As cruzadas. A formação das monarquias nacionais. O renascimento cultural e urbano. A emergência da burguesia. Idade Moderna: o renascimento comercial e o declínio do Feudalismo. Os grandes estados nacionais. A revolução cultural do renascimento. O Humanismo. A Reforma e a Contrarreforma. As grandes navegações. O absolutismo monárquico. Idade Contemporânea: a Revolução Francesa. A era napoleônica e o Congresso de Viena. A Revolução Industrial. O Liberalismo, o Socialismo, o Sindicalismo, o Anarquismo e o Catolicismo Social. As independências na América espanhola. A 1ª Guerra Mundial. A Revolução Russa. A crise de 1929. O Nazifascismo. A 2ª Guerra Mundial. O bloco capitalista e o bloco socialista. A guerra fria. A nova ordem mundial. América Latina e as lutas sociais. O socialismo em Cuba e na China. Integração e conflito em um mundo globalizado. História do Brasil: cultura, economia e sociedade no Brasil Colonial. A crise do sistema colonial. A família real no Brasil. a Independência. A crise e a consolidação do estado monárquico. Economia cafeeira e a imigração europeia. A Guerra do Paraguai. A crise do estado monárquico. A campanha abolicionista. A Proclamação da República. Da república oligárquica à revolução de 30. Nacionalismo e projetos políticos. Economia e sociedade do Estado Novo. O fim do Governo Vargas e a experiência democrática. Os governos militares. Redemocratização. A questão agrária e os movimentos sociais. O Brasil no atual contexto internacional. História do Ceará: o processo de ocupação e produção no espaço cearense.

Geografia: As correntes do pensamento geográfico. As categorias de análise geográfica: (espaço, lugar, região, território, paisagem e o tratamento didático para o ensino da Geografia. Novas leituras do espaço geográfico. Cartografia: meios de orientação. Fusos horários. Coordenadas geográficas. Leituras de mapas e gráficos. Escalas. Climatologia: tempo e clima. Tipos de clima. Fatores e elementos climáticos. Influência do clima na vida humana. Geologia: estrutura geológica. Relevo. Solos. Hidrografia: Oceanos. Mares. Bacias hidrográficas brasileiras. Vegetação: tipos de vegetação. Paisagens naturais. Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil. Geografia Econômica: o espaço como produto do homem. Análise das regiões desenvolvidas e subdesenvolvidas. Economia do pós-guerra. O Brasil, a nova ordem mundial e a globalização. O comércio internacional. O Mercosul. A economia mundial e do Brasil. o problema da dívida externa. Energia e transporte. A agropecuária. O comércio. A indústria. Os serviços. As relações de trabalho. As desigualdades sociais e a exploração humana. O meio técnico cientifico e informacional. Geografia da população: a estrutura populacional, dinâmica e formas de ocupação do espaço. Os contrastes regionais do Brasil. Geografia Urbana: urbanização e metropolização. Ecologia: ecossistemas naturais. Impactos ambientais. Recursos naturais Geografia do Ceará: formação e ocupação do espaço cearense. Aspectos geoambientais do Ceará.

Filosofia: Contextualização Histórica – Temas em filosofia grega: o surgimento da Filosofia na Grécia antiga; Heráclito e Parmênides; Sócrates e os sofistas; a teoria platônica das ideias; a ideia de felicidade em Aristóteles. Temas em filosofia medieval: a doutrina do livre arbítrio em Santo Agostinho; o problema dos universais em Santo Anselmo; as cinco vias da prova da existência de Deus em São Tomás; a autonomia da política em Maquiavel; o ceticismo em Montaigne; temas em filosofia moderna; a revolução científica do séc. XVII; o fundamento do conhecimento em Descartes; a concepção de Estado em Hobbes; a doutrina da causalidade em Hume; a crítica kantiana da metafísica. Temas em filosofia contemporânea: o conceito de ideologia em Marx; a doutrina da intencionalidade em Husserl; a doutrina da liberdade em Sartre; a ideia de significado no 2º Wittgenstein; a crítica popperiana do positivismo. seu passado e seu presente. Noções de Lógica: O que é inferência?; Verdade e validade; Raciocínio dedutivo e raciocínio indutivo. Ética. O Pensamento Filosófico.

Sociologia: As ciências sociais: senso comum e ciência, o objeto de estudo da sociologia, a divisão entre as ciências sociais. Indivíduo e sociedade: padrões de comportamento social. Papel, status, habitus. Identidade e estrutura social. Estrutura, ação e racionalidade. Classe, estamento, poder e dominação. Modernidade e mudança social. Sociologia e Juventude. Educação, escola e transformação social. Movimentos Sociais. Cidadania, política e Estado.

Ciências Naturais: Biologia: Bioquímica: água, sais minerais, carboidratos, proteínas, lipídios, ácidos nucleícos; respiração; fotossíntese; replicação, transcrição e tradução. Citologia e Histologia: componentes estruturais e funcionais da célula, célula procariota e eucariota; gametogênese; embriologia; tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Anatomia e fisiologia: humana e animal comparadas. Os seres vivos: Sistemas de classificação e regras de nomenclatura; Características principais e taxonômicas dos Reinos: Monera, Protista e Fungi; Reino Plantae: sistemática, anatomia, histologia, morfologia, fisiologia, reprodução e evolução; Reino Animalia: sistemática, morfologia, reprodução e evolução; vírus. Genética: natureza do DNA, dos genes, dos genomas e dos cromossomos; herança genética, recombinação, interação gênica, mutações; tecnologia do DNA recombinante; genética de populações e evolutiva. Ecologia: Biosfera, ecossistema, comunidade, população; fluxo de matéria e energia nos ecossistemas, 22 cadeias e teias alimentares; relações ecológicas; biomas; O Homem e o ambiente: biodiversidade, poluição e degradação ambiental.

Física: Os ramos clássicos da física; Cinemática Escalar; Cinemática Vetorial; Composição de Movimentos; Movimento Circular ( MCU) ; Dinâmica e Força; Hidrostática; Trabalho e Energia; Calor e Termo Dinâmica; Eletricidade e Magnetismo; Movimento Ondulatório (som e luz)

Química: Conceitos Básicos; Estrutura Atômica; Classificação Periódica; Ligações Químicas; Massas Atômicas e Moleculares ; Ácidos, Bases e Sais; Teoria Cinética dos Gases; Reações Químicas; Cálculos estequiométricos; Soluções; Termoquímica; Cinética Química;Equilíbrio Químico; Equilíbrio Iônico; Eletroquímica; O Átomo de Carbono; Funções Orgânicas e Isomeria.

Educação Especial: Políticas públicas para a Educação Especial: Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Política de Educação Especial no País e Programa pedagógico da política de Educação Especial no País. Atribuições do segundo professor de turma. Alfabetização e letramento. Adequações curriculares. Conceitos de deficiência, condutas típicas e altas habilidades. Tecnologias assistidas. Atendimento educacional especializado: aspectos legais, pedagógicos e organizacionais. Projeto Político Pedagógico. Proposta Curricular. Metodologia de ensino. Parâmetros Curriculares Nacionais. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Atribuições do Professor do Atendimento Educacional Especializado(AEE). Sala de recursos multifuncionais. Deficiência Física e AEE. Deficiência Intelectual e AEE. Deficiência Visual e AEE. Pessoas com Surdez e AEE. Transtornos globais do Desenvolvimento e AEE. Legislação específica: Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lei Federal nº 9.394,de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Decreto Presidencial nº 6.571, de 17 de Setembro de 2008 – Atendimento Educacional Especializado. Resolução CNE/CEB nº 04, de 02 de outubro de 2009 – Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica.

Educação Física: Biodinâmica da Atividade Física/Movimento Humano (morfologia, fisiologia, biomecânica). Comportamento da Atividade Física/Movimento Humano (mecanismos e processos de desenvolvimento motriz, aquisição de habilidades motoras); Cultura das Atividades Físicas/Movimento Humano (jogos, lutas, danças, ginásticas, esportes, lazer e recreação). Equipamento e Materiais (diferentes equipamentos e materiais e suas possibilidade de utilização na ação pedagógica e técnico científica com as manifestações de Atividade Física/Movimento Humano). Atividade Física/Movimento Humano e Performance (desempenho e condicionamento humano). Atividade Física/Movimento Humano Saúde e Qualidade de Vida (aptidão física e aspectos preventivos e terapêuticos do exercício físico). Abordagens da Educação Física Escolar (desenvolvimentista, críticas, psicomotora, construtivista); Motricidade Humana (lateralidade, tonicidade, orientação espaço-temporal, práxia global e fina); Corporeidade (esquema corporal, imagem corporal e expressão corporal); Cineantropometria (Antropometria); Crescimento e desenvolvimento corporal; Primeiros socorros. Organização de eventos. Modalidades de jogos: jogos cooperativos e desportivos. Regras dos jogos esportivos. Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Fundamental. Lei de Diretrizes e Bases da Educação n° 9394/96. Estatuto da Criança e do Adolescente Lei n° 8.069. Código de Ética Profissional.

Informática: Metodologia de ensino de informática: organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula; organização didáticopedagógica e o ensino de integrado de informática frente às exigências metodológicas do ensino-aprendizagem. O ensino globalizado e a formação da cidadania. Educação à Distância. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento da aprendizagem. A formação de professores e as tecnologias na educação. O uso das tecnologias na educação: computador e Internet; Software Educativo Livre – Seleção e Análise para Apoio ao Processo de Ensino e Aprendizagem. O computador na escola: sentidos que surgem da interação das crianças com a tecnologia. Navegadores e Correio Eletrônico. Contribuições da internet na atividade de pesquisa e o uso de recursos e sites de busca. Redes sociais e escola. Segurança na rede: vírus e sites inadequados para crianças e adolescentes. Arquivos, registros e organização. Bancos de dados. Conceitos de sistemas operacionais windows e linux; utilitários Microsoft – MS Access: implementação de banco de dados, criação e manutenção de tabelas, uso da barra de ferramentas, atalhos e menus; MS Word; MS Excel; MS Power Point; uso de ambiente gráfico; execução de programas, aplicativos e acessórios; conceitos de pastas, diretórios, arquivos e atalhos. Uso dos recursos de rede; área de trabalho; configuração do ambiente gráfico; área de transferência; manipulação de arquivos e pastas. Instalação e desinstalação de aplicativos e periféricos; transferência de informação e arquivos; proteção e segurança da informação.

Inglês: Interpretação de textos diversificados na língua inglesa. Aspecto semântico contextualizado (poloissemia, sinonímia, antonímia). Aspecto gramatical contextualizado. Palavras de referências (todas as categorias de pronomes). Grupos nominais (substantivos, adjetivos, artigos, numerais, caso possessivo, advérbios) – “Word order”. Formação de palavras (prefixos sufixos). Tempos e modos verbais (regulares, irregulares, defectivos). Conectivos e preposições.

Língua Portuguesa: Gêneros textuais; texto e discurso; Linguagem e argumentação; Interpretação; Ambiguidade; Paralelismo; Intertextualidade; Gradação; Figuras de linguagem; Funções da linguagem; Variação linguística; Aspectos semânticos das palavras (denotação, conotação, sinonímia, paronímia, antonímia); Modos de citação do discurso alheio: direto, indireto e indireto-livre; Coesão e coerência textual; Usos da pessoa no discurso (pessoalidade e impessoalidade); análise linguística: aspectos morfossintáticos, formação de palavras; colocação pronominal, sintaxe de concordância (verbal e nominal); sintaxe de regência (nominal e verbal), sintaxe de oração, ortografia e pontuação. Língua e linguagem: função simbólica (representação de mundo) e função comunicativa (interação social, ação linguística). Dimensões da linguagem (semântica, gramatical e pragmática). Gêneros do discurso: estrutura, sequencias discursivas predominantes, dialogia e intertextualidade; Concepções de gramática: normativa ou prescritiva, descritiva, internalizada. Diferenças entre padrões do oral e do escrito; norma culta. Organização estrutural dos enunciados: propriedades morfológicas (flexão e processos derivacionais) e sintáticas (forma e função dos elementos da estrutura da sentença e dos sintagmas constituintes). Conexão entre orações e períodos: parataxe, coordenação e subordinação. Léxico: campos lexicais, redes semânticas, arcaísmos, neologismos, estrangeirismos, regionalismos, jargões gírias; O texto como unidade de sentido: mecanismos de coesão/coerência. Estratégicas de Leitura; Procedimentos de refacção do texto (substituição, acréscimo, eliminação, permutação); Movimentos literários em Língua Portuguesa. Gêneros narrativos.

Matemática: Conjuntos: simbologia, subconjuntos, união, intersecção, diferença e complementar. Conjuntos Numéricos: números inteiros, racionais e reais. Operações com números reais: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação. Proporcionalidade: razão, proporção, regra de três simples e regra de três composta. Equações algébricas de primeiro e segundo graus. Funções: conceito geral; funções afins; funções quadráticas; funções exponenciais e logarítmicas. Progressões aritméticas e geométricas. Trigonometria: razões trigonométricas; relações métricas em triângulos retângulos; relações métricas em triângulos quaisquer. Matrizes e determinantes. Sistemas de equações Lineares. Análise combinatória: Princípio Fundamental da Contagem; arranjos, permutações e combinações. Noções de probabilidade. Geometria plana: ângulos; triângulos; polígonos; círculos; semelhança de figuras planas; áreas de figuras planas. Geometria espacial: diedros; poliedros; prismas; cones; cilindros; esferas; cálculo de áreas de superfícies e volumes de sólidos. Noções de Matemática Financeira: porcentagem, juros simples e compostos, descontos, capitalizações.

Polivalente: Educação da Criança: As categorias da didática segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. Objetivos Gerais do Ensino Fundamental e Infantil. Avaliação da aprendizagem. Os conteúdos escolares: critérios de seleção e organização dos conteúdos de ensino. Objetivos gerais do ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Objetivos gerais do ensino de Educação Física no ensino fundamental: Conhecimentos sobre o corpo; esportes, jogos, lutas e ginásticas; atividades rítmicas e expressivas. Os temas transversais (objetivos; orientação didática; métodos – enfoque teórico e metodológico): Ética; Pluralidade Cultural; Meio Ambiente; Saúde; Orientação Sexual. A diversidade na sala de aula; História do pensamento pedagógico brasileiro. Organização do processo didático (planejamento, estratégias,metodologias e avaliação); As abordagens do processo ensino/aprendizagem. Psicologia da educação: conceitos básicos. As contribuições de Piaget e Vygotsky. Infância e Desenvolvimento Humano. O Processo de Alfabetização e Letramento na pespectiva da Politica de Alfabetização do Estado do Ceará – O Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC).

Ciências: Água (composição, ciclo e importância). Ar (Propriedade, poluição e importância). Seres vivos ( características gerais ). Noções de Anatomia e Fisiologia Humana. Ecologia (conceitos básicos – biosfera, ecossistema, “habitat”, nicho ecológico, população, comunidade e poluição). Vetores, conceitos básicos de força, movimento, som, luz, calor, magnetismo e eletricidade. Estudo da matéria, combinações, substâncias, misturas e funções químicas.

Geografia: A crosta terrestre brasileira (formação, conservação, poluição e erosão do solo). Aspectos básicos da flora e da fauna brasileira. Compreensão da situação sócio- econômica. Política do Brasil nos dias atuais.

História: Processo do descobrimento do Brasil (causas e conseqüências). Relação do Homem com a natureza, antes e depois da invasão européia, até os dias atuais. Processo de colonização do Brasil. Transmigração da Família Real (causas e consequências). Independência do Brasil. Inconfidência Mineira. Conjuração Baiana. Revolução de 1917. Confederação do Equador. Movimentos republicanos no Ceará. Sedição de Juazeiro. Caldeirão. Oligarquia Acyolina. Revoluções de 1930 e 1964. Redemocratização do Brasil. Revolução Francesa. Revolução Industrial. Anistia e “Impeachement”. A luta 26 pela Reforma Agrária (derrotas e conquistas). Diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil – o Índio, o Negro e o Branco ( miscigenação, trabalho, cultura e religião). 2.10.5 Matemática: Operações básicas para a construção do conceito de número: conservação de grandezas, classificação (classe e inclusão de classes, construção de sequencias e seriação. Sistema de Numeração Decimal: operação com números naturais, inteiros e racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação e resolução de problemas). Divisibilidade. Comprimento, capacidade e massa. Classificação de figuras em planos e não planos. Identificação de fronteira, exterior e interior, em figuras planas. Cálculo do perímetro de figuras planas. Identificação de cubos, prismas, pirâmides e cones. Identificação de faces, arestas e vértices. Raciocínio Lógico.

Língua Portuguesa: Reconhecimento da natureza dos gêneros textuais: narrativo, descritivo e dissertativo. Reconhecimento do propósito do autor.Concepções de língualinguagem como discurso e processo de interação: conceitos básicos de dialogismo, polifonia, discurso, enunciado, enunciação, texto, gêneros discursivos. Oralidade: concepção, gêneros orais, oralidade e ensino de língua. Particularidades do texto oral. Leitura: concepção, gêneros, papel do leitor, diferentes objetivos da leitura, formação do leitor crítico, intertextualidade, inferências, literatura e ensino, análise da natureza estética do texto literário. Escrita: produção de texto na escola, papel do interlocutor, contexto de produção, gêneros da escrita, fatores linguísticos e discursivos da escrita, o trabalho da análise e revisão de reescrita de textos. Análise Linguística: o texto (oral e escrito)como unidade privilegiada na análise-reflexão da línguagem; os efeitos do sentido provocados pelos elementos linguísticos; a norma padrão e as outras variedades linguísticas. Linguagem oral e linguagem escrita: relações entre fala e escrita: perspectiva não dicotômica. Relações de independência, dedependência e de interdependência. O ensino de leitura e compreensão de textos: Estratégias de leitura. Gramática – Fonologia – Identificação de fonemas e letras. Acentuação gráfica. Ortografia. Homófonos e parônimos. Morfologia – Identificação das classes das palavras. Flexões de nomes e verbos. Emprego dos pronomes de tratamento. Reconhecimento do valor conectivo do pronome, da preposição e da conjunção. Reconhecimento dos elementos mórficos das palavras. Distinção entre composição e derivação. Reconhecimento dos cognatos das palavras. Sintaxe – frase, oração e período. Reconhecimento dos termos da oração e identificação da oração no período. Classe. Regência. Concordância. Colocação. Pontuação.

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