Conectado por

Concursos

Concurso Marinha QTPA 2018: Edital para Terceiro-Sargento


Compartilhe:

Publicado por

em

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Marinha do Brasil, que prevê 30 vagas para ingresso no Quadro Técnico de Praças da Armada (CP-QTPA) de 2018. Os aprovados, dentro deste número de vagas, irão atuar na operação e manutenção dos submarinos pertencentes à Marinha.

As vagas

Das 30 vagas em disputa, 14 são para a área de Eletroeletrônica e 16 para a área de Mecânica. Para cada uma das áreas, estão reservadas três vagas para candidatos negros.

Para Eletroeletrônica poderão concorrer os candidatos que tiverem curso técnico de Automação Industrial, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica ou Mecatrônica.

Para a área de Mecânica poderão concorrer os candidatos que tiverem curso técnico de Manutenção Automotiva, Mecânica ou Refrigeração e Climatização.

As vagas são destinadas apenas ao sexo masculino e o candidato precisará ter idade mínima de 18 anos e máxima de 24 anos, completadas até o dia 01 de janeiro de 2019.

Inscrições

As inscrições serão realizadas via internet até o dia 03 de agosto de 2018. O valor da taxa de inscrição será de R$ 70,00 e o site para se inscrever é o https://www.inscricao.marinha.mil.br

O candidato que desejar se inscrever de forma presencial, poderá fazer isso diretamente em uma Organização Militar da Marinha, que está presente nos vários municípios do Brasil, nos endereços especificados no edital. Mas vale ressaltar que as inscrições presenciais deverão ser realizadas das 08h30min às 16h30min.

As provas

Este concurso público será composto por prova objetiva, prova de redação, exames de saúde, teste de aptidão física e avaliação psicológica. Essas etapas serão realizadas nas cidades de Belém/PA, Brasília/DF, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Ladário/MS, Manaus/AM, Natal/RN, Olinda/PE, Parnaíba/PI, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Rio Grande/RS, Salvador/BA, Santana/AP, Santarém/PA, São Luís/MA, São Paulo/SP e Vila Velha/ES.

A prova objetiva será composta por 50 questões de múltipla escolha e valerá 100 pontos. O candidato não poderá levar o caderno de provas após a sua realização, podendo apenas anotar as suas respostas, para posterior conferência do gabarito.

A prova de redação deverá ter de 20 a 30 linhas e valerá 100 pontos. Nessa prova serão pontuados itens relacionados à estrutura, conteúdo, coesão, coerência e tema.

No teste de aptidão física o candidato precisará nadar um percurso de 25 metros em até 50 segundos e correr um percurso de 2.400 metros em até 16 minutos. Caso o candidato extrapole estes tempos, ele estará eliminado do concurso.

Serão aprovados neste concurso público os candidatos que obtiverem a nota mínima de 50 pontos na prova objetiva, de 50 pontos na prova de redação, que não tiverem sidos eliminados no teste de aptidão física e que se classificarem em uma posição de até 10 vezes o número de vagas.

As datas de realização da prova objetiva e de redação serão divulgadas posteriormente. O teste de aptidão física será realizado entre os dias 06 e 28 de fevereiro de 2019.

O Curso de Formação

Os candidatos que forem aprovados dentro do número de vagas irão passar inicialmente pela adaptação. Para a realização dessa etapa, será necessário se apresentar no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro.

Após a aprovação no período de adaptação, iniciará o Curso de Formação de Sargentos para o QTPA, quando então aprenderá as atividades profissionais relativas à sua área de atuação. Ao iniciar o Curso, o candidato é considerado Praça Especial e, após a sua conclusão,  será nomeado Terceiro Sargento.

Depois de concluído o Curso de Formação, os alunos passarão ainda pelo Curso de Subespecialização de Submarinos para Praças, que tem duração de mais 24 semanas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento