Conectado por

Concursos

Concurso INSS EXCLUSIVO: pedido é de 7.575 vagas; Técnico de nível superior?


Compartilhe:

Publicado por

em

A equipe de jornalismo do Direção Concursos obteve acesso exclusivo ao pedido de concurso público realizado pelo INSS. Ao todo, órgão pediu 7.575 vagas para um novo concurso INSS, divididas entre Analistas e Técnicos.

A divisão exata das vagas por cargo se deu da seguinte forma:

  • Analistas: 6.004 vagas
  • Técnicos: 1.571 vagas

Confira o documento do pedido na ÍNTEGRA. O conteúdo foi obtido com exclusividade e em primeira mão pelo jornalismo do Direção Concursos. Assista ao evento, ao vivo, no YouTube do Direção:

Um ponto em específico que chama a atenção no pedido do concurso INSS é a exigência de que ambos os cargos sejam de nível superior. De acordo com órgão, os cargos da Carreira do Seguro Social podem ser de nível superior ou curso nível médio.

“Diante da complexidade das atividades realizadas no reconhecimento de direitos, observa-se a necessidade de exigir como critério mínimo de admissão também para o cargo de Técnico do Seguro Social o nível Superior de escolaridade”, explica o órgão no documento.

Lembrando que, atualmente, a lei que rege os cargos do INSS estabelece que o cargo de Técnico é de nível médio. Para que essa mudança ocorresse, seria necessário a aprovação de uma mudança no Congresso Nacional.

Segundo o pedido, há 23.667 cargos vagos no órgão atualmente e 39.162 aposentadorias acumuladas de acordo com levantamento do mês de abril. Leia abaixo trechos do pedido do concurso INSS:

concurso inss
concurso inss 2
concurso inss 3
concurso inss 3

Panorama

De acordo com resposta da autarquia dada há algum tempo, o órgão calcula que a programação de novos certames será retomada em 2022, após o término do contrato dos servidores temporários.

A autarquia alegou que os temporários ajudarão a zerar o estoque de requerimentos à espera de análise há mais de 45 dias.

“A estimativa é, até maio de 2021, ter concluído o dimensionamento e planejamento de recursos humanos de médio e longo prazo, que permitirá a programação de concursos a partir de 2022, quando acabam os contratos dos temporários”.

Na manhã do dia 1 de junho (2021), informações acerca da solicitação do concurso INSS ao Ministério da Economia circulou na internet. Procurada pelo jornalismo do Direção, a autarquia se manifestou:

“A Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Nacional do Seguro Social fez uma projeção preliminar que será melhor analisada pela Presidência do Órgão. Ainda não tivemos acesso ao documento. Assim que tivermos, a gente te comunica”.

Além disso, o presidente do órgão se demonstrou bastante otimista com a autorização do concurso INSS que deverá preencher vacâncias decorrentes de aposentadoria e dos militares temporariamente contratados.

Resumo do Concurso INSS

  • Última prova do concurso INSS: 2016
  • Última banca: Cespe
  • Cargos: Técnico e Analista
  • Escolaridade: médio e superior
  • Vagas: 950 (800 técnicos e 150 analistas)
  • Remuneração inicial: R$ 5.400 (técnicos) a R$ 8.300 (analistas)
  • Último edital INSS
  • Última prova INSS e gabarito
  • Para conferir os nossos cursos para o concurso INSS, clique aqui

Direção Concursos