Conectado por
Governo de Rondônia

Concursos

Concurso Guarda Municipal de Feira de Santana – BA 2018

Publicado por

em


Continua após a publicidade

A Prefeitura de Feira de Santana, na Bahia, divulgou o edital nº 002/2018 para preenchimento de 50 vagas no quadro de pessoal da Guarda Civil Municipal, e para 110 vagas (ampla concorrência) no cadastro de reserva. Conforme noticiamos, este concurso Guarda Municipal de Prefeitura de Feira de Santana BA 2018 será realizado pela empresa EPL – Empresa Paranaense de Licitações e Concursos.

O cargo de Guarda Municipal possui vencimento mensal de R$ 1.081,58 para 40 horas semanais de trabalho. Os requisitos mínimos para disputar uma das vagas são: ensino médio completo e possuir altura mínima de 1,70m para homens e 1,65m para mulheres.

Do total de vagas previstas no edital, 22 são para ampla concorrência, três destinadas para pessoas com deficiência, 10 para afrodescendentes e indígenas e 15 para oriundos de escola pública.

Inscrição

As inscrições serão abertas às 11h do dia 2 de agosto e encerradas às 16h do dia 3 de setembro de 2018. Os candidatos deverão pagar uma taxa de R$ 60,00 e as inscrições poderão ser feitas no site da EPL: https://www.eplconcursos.com.br/.

Provas Concurso Guarda Municipal de Prefeitura de Feira de Santana BA 2018

Os candidatos inscritos passarão pelas etapas de: prova objetiva, prova de títulos, avaliação psicologica, teste de aptidão física, exame de saúde física e mental, exame toxicologico, pesquisa social e curso de formação.

A prova objetiva, com duração máxima de três horas e de caráter classificatório, será aplicada na data provável 14 de outubro de 2018 (gabaritos previstos para o dia seguinte) e o resultado será divulgado a partir do dia 24 do mesmo mês. Os candidatos poderão conferir os locais de provas no Mural Oficial da Prefeitura e nos site da EPL e do Diário do Município.

Os títulos deverão ser entregues no dia e horário de aplicação da prova objetiva, para o fiscal de sala, não sendo recebidos e/ou aceitos títulos fora do prazo estipulado. Da etapa de teste de aptidão física somente os candidatos considerados recomendados na avaliação psicológica poderão participar.

Somente serão convocados para realização da avaliação psicológica os candidatos classificados na prova objetiva e prova de títulos, na classificação/colocação até cinco vezes o número de vagas disponíveis, guardadas as devidas proporções por categoria de candidato.

Convocações e nomeação

A nomeação dos candidatos ficará condicionada ao atendimento dos requisitos básicos para a investidura previstos no edital e seguirá, rigorosamente, a ordem classificatória. Os candidatos convocados para a nomeação terão 30 dias para se apresentarem.

De acordo com informações da própria Prefeitura de Feira de Santana, a meta da Administração Municipal é convocar para nomeação os 50 primeiros aprovados, já na primeira quinzena do mês de fevereiro de 2019.

Validade do concurso

O  prazo de validade deste concurso é de dois anos, contados a partir sua homologação no Diario Oficial dos Municípios do Estado da Bahia, podendo ser prorrogado por igual período.

Atribuições do Guarda Municipal

A principal atribuição deste servidor é proteger o patrimônio, bens, serviços e instalações públicas municipais e atuar em apoio à administração municipal no exercício de seu Poder de Polícia Administrativa, desde que respeitada a legislação, quando da competência federal e estadual.  Outras atribuições do cargo são:

  • Executar a função de motorista das viaturas e motocicletas, quando for o caso e/ou auxiliar os postos e rondas ostensivas, conforme escalas de serviços programados;
  • Participar das operações e rondas preventivas e ostensivas;
  • Cumprir as atividades de orientação à população;
  • Executar em conjunto com os demais integrantes das equipes de rondas ostensivas, a vigilância e proteção nos logradouros públicos, bens, serviços e instalações municipais;
  • Executar serviços diuturnos de fiscalização nos postos e viaturas de acordo com as escalas de serviço, ou quando for convocado extraordinariamente;
  • Cumprir e fazer cumprir as instruções de serviço, ordens e normas legais para atividades operacionais da Instituição;
  • Zelar pelo bom nome da Instituição e pelo patrimônio público;
  • Conhecer e observar os princípios gerais da disciplina e da hierarquia;
  • Cumprir outras determinações legais dos superiores hierárquicos;
  • Auxiliar o serviço de fiscalização municipal;
  • Orientar o público, objetivando preservar a incolumidade do cidadão e o zelo pelo bem público.

Sobre a EPL Concursos

EPL – Empresa Paranaense de Licitações e Concursos é uma organizadora experiente na prestação de serviços ligados às seleções de pessoal em vários Estados. Atua organizando concursos na Administração Pública direta e indireta, fundações e autarquias.

Alguns dos concursos já realizados pela EPL foram os da CESAN/ES, da CODERN/RN e do CINDEPAR. Além destes, foram executados os concursos das prefeituras paranaenses de Pitangueiras e São Pedro do Iguaçu e o concurso do CRBM – PE.

Para este concurso Prefeitura de Feira de Santana – BA 2018, a banca organizadora da EPL elaborará as provas com questões de múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D, E), sendo apenas uma única correta. O candidato deverá transcrever as respostas para a Folha de Respostas, com caneta esferográfica de cor preta ou azul, escrita grossa.

Dicas para as provas: Noções de Estatística

A Estatística é uma ciência exata que fornece subsídios para coleta, análise, resumo e apresentação de dados. Trata-se de uma ciência que está presente em praticamente tudo o que envolve a nossa vida diária (ainda que pareça não estar): censos populacionais, previsão do tempo, índices de audiência da tv, rádio, internet, projeções da economia, eleições, transações comerciais/bancárias, empresas, indicadores de saúde, indústrias, e muito mais.

Algumas pessoas têm dificuldades com a matéria e é por isso que os professores insistem em orientar que Estatística requer sempre a compreensão da teoria básica e a fixação dessa teoria, a partir da realização de muitos exercícios. O problema, para muitos, é que Estatística envolve a realização de cálculos matemáticos. Ou seja, de alguma forma, estudar Estatística é, de fato, estudar Matemática.

Para as provas do Concurso Guarda Municipal de Feira de Santana BA 2018, esta matéria também será cobrada. Veja a seguir alguns conceitos e definições que podem ajudar a compreender melhor o tema.

– Representação gráfica (barras, segmentos, setores, histogramas).

A representação gráfica é muito importante, pois pode vir a facilitar ou dificultar a interpretação dos dados obtidos. Têm-se diversos tipos de gráficos, dentre os quais:

Gráfico de Barras: também é chamado de gráfico de colunas, e pode ser usado para representar dados de uma tabela de frequência associada a uma variável qualitativa. Desta forma, cada barra retangular representa a frequência ou a frequência relativa da variável em questão. Por exemplo: “Taxas de nascimento dos continentes”.

Gráfico de segmentos: é conhecido também como gráfico de linhas, e é utilizado em maioria das vezes para mostrar o crescimento, decréscimo ou estabilidade de uma amostra. Por exemplo: “as vendas em setembro aumentaram 3 vezes mais do que em julho”.

Gráfico de setores: é o famoso “gráfico de pizza”, esse tipo de gráfico é usado para apresentar partes de um todo e medidas de porcentagem. Por exemplo: “73% dos entrevistados gostam de café, 10% não gostam e 17% preferem chás”.

Histogramas: este tipo de gráfico é composto por retângulos justapostos onde a base é apoiada em um eixo horizontal. Um histograma possui muita relevância em sistemas estáveis, pois desta forma previsões de desempenho poderão ser realizadas. Desta forma, é muito utilizado por empresas.

Medidas de tendência central (média, mediana e moda).

Média: a média é definida como o valor que mostram para onde os valores se concentram, é obtida através da soma dos valores de todos os dados dividida pela soma do número de dados. Existem outras formas de calcular a média, a qual varia conforme o objetivo, as quais: média geométrica, harmônica e ponderada.

Moda: a moda é o valor que surge com mais frequência nos dados, é uma medida útil para redução de um conjunto de dados qualitativos, que pode ser apresentados em nomes ou categorias, onde não é possível calcular a média ou a mediana.

Mediana: é uma medida que pode ser chamada de medida de localização, separando a metade superior da metade inferior do conjunto de dados. Entretanto, este valor pode ser encontrado de forma variada, dependendo se o número de dados é par ou ímpar. No cálculo da mediana, deve-se seguir as seguintes regras: – mediana é o valor que ocupa a posição central, no caso de quantidades ímpares de dados; – mediana é média dos dois valores centrais, se a quantidade de dados for par.

Treino é fundamental!

É claro que, como dissemos antes, não basta compreender concepções básicas, tais como as que apresentamos acima. Para cada uma dessas noções, há uma fórmula matemática por trás, capaz de expressá-las, em números precisos ou aproximados, conforme o caso. Para estudar tais temas com aproveitamento, o candidato terá que entender essas fórmulas, a partir do treino, ou seja, resolvendo questões.

Um livro no qual o candidato pode encontrar a introdução básica sobre o assunto é “Estatistica para Leigos” (Deborah Rumsey, 2009).

Conteúdo completo do Concurso

LÍNGUA PORTUGUESA:

 Língua Portuguesa e Interpretação de Textos: Leitura e interpretação de textos literários e não literários – descrição, narração, dissertação, etc. Fonética: Encontros vocálicos – ditongo, tritongo, hiato. Encontros consonantais. Dígrafos. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas – monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas. Divisão silábica. Sílaba tônica. Classificação das palavras quanto ao acento tônico – oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas. Ortoépia. Prosódia. Ortografia. Acentuação Gráfica. Crase, uso do acento indicativo de crase. Notações léxicas. Abreviatura, siglas e símbolos. Morfologia: Estrutura das palavras – raiz, radical, palavras primitivas e derivadas, palavras simples e compostas. Formação das palavras – derivação, composição, redução, hibridismos. Sufixos. Prefixos. Radicais. Classificação e flexão das palavras – substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, etc. Uso morfossintático dos pronomes. Semântica: Significação das palavras – sinônimos e antônimos. Análise sintática – frase, oração e período. Sintaxe de regência: nominal e verbal. Termos Essenciais da Oração – sujeito, predicado. Termos integrantes e acessórios da oração – objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo, etc. Classificação das orações: principal, coordenadas, subordinadas, reduzidas, etc. Sinais de Pontuação – emprego da vírgula, ponto-e-vírgula, dois-pontos, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, parênteses, travessão, aspas, colchetes, asterisco, parágrafo. Sintaxe de concordância – nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe de colocação. Modos e tempos verbais, infinitivo, gerúndio e particípio.

RACIOCÍNIO LÓGICO:

Números reais; números complexos; sistemas lineares; matrizes e determinantes; progressão aritmética; progressão geométrica. Polinômios. Equações e inequações. Exponenciais, logarítmicas e modulares. Medidas de área; medidas de volume; medidas de informática; medidas de energia; trigonometria. Função afim; função quadrática; função polinomial; função exponencial; função logarítmica; função trigonométrica; função modular. Geometria plana; geometria espacial. Analise combinatória; estudo das probabilidades; estatística; matemática financeira.

INFORMÁTICA:

Operação com arquivos e pastas em ambiente Windows 10; Utilização do pacote MS-Office versão 2016; Conceito de Internet; Modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet; Navegadores, correio eletrônico, busca e pesquisa; Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática; hardware e software.

MATÉRIA ESPECIFÍCA:

Noções de primeiros socorros. Noções de Direito Constitucional: dos princípios fundamentais (artigos 1º ao 4º). Dos direitos e garantias fundamentais (artigos 5º a 11º). Da segurança pública (art. 144 – os artigos em referência são da Constituição Federal de 1988). Noções de Direito Penal: dos crimes contra a pessoa e contra o patrimônio (artigos 121 a 183). Dos crimes contra a fé pública. Dos crimes contra a Administração Pública (artigos 312 a 337-A – os artigos em referência são do Código Penal). Dos crimes praticados por funcionários públicos contra a Administração em geral. Funcionário público: conceituação. Legislação de trânsito. Código de Trânsito Brasileiro. Sistema Nacional de Trânsito: composição. Crimes de trânsito. Infrações e penalidades. Sinalização de trânsito, segurança e velocidade. Condutores de veículos – deveres e proibições. Leis de gerais das Guardas Municipais: Lei nº 13.022/14; Estatuto do Desarmamento nº 10.826/03; nº 5.123/04 e Portaria DPF nº 365/06.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *