Conectado por

Concursos

Concurso CGU: edital autorizado, o que estudar?


Compartilhe:

Publicado por

em

Fala, pessoal! Tudo bem? Aqui é o Rodrigo! O concurso da Controladoria Geral da União (CGU) acaba de ser autorizado (detalhes AQUI) e em breve teremos o edital na praça. Ou seja, é hora de acelerar os nossos estudos! Assim sendo, neste artigo eu vou trazer dicas sobre o que estudar nesse pré-edital da CGU.

Primeiramente, uma pequena introdução para quem ainda não me conhece: meu nome é Rodrigo Strassburger, concurseiro há algum tempo e aprovado em concursos importantes. Atualmente, sou Técnico Tributário da SEFAZ/RS.

Além disso, obtive sucesso nas provas para os seguintes cargos: Auditor TCE-RJ (primeiro), Auditor CI de Porto Alegre (terceiro), Analista IBGE temporário (primeiro) e Prefeitura de Bombinhas/SC (primeiro).

Contei um pouco mais da minha história aqui nesta entrevista: clique e assista!

1) Concurso CGU – o último edital para Auditor

Pessoal, para iniciarmos o planejamento dos nossos estudos para o próximo concurso da CGU, é fundamental analisarmos como foi o último edital do certame de 2012.

Naquele ano, a prova para o cargo de Auditor de Finanças e Controle – Área Geral cobrou as seguintes disciplinas em um total de 125 questões de múltipla escolha:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-99.png

A banca examinadora na época foi a extinta ESAF. Contudo, se fosse para apostar em uma banca para o próximo concurso, eu colocaria minhas fichas no Cespes/Cebraspe.

Reparem que o último edital da CGU respeitou o núcleo duro de disciplinas de qualquer edital para a área de controle: Português, RLQ, Administração Pública, Direito Administrativo e Constitucional, AFO e Contabilidade Pública.

Além disso, o último concurso foi vanguardista ao cobrar disciplinas que naquele ano ainda não eram muito comuns: Auditoria em TI e Conhecimento de Banco de Dados. Porém, atualmente, a matéria de TI é cobrada em quase todos os certames de alto nível das áreas Fiscal e de Controle.

Por fim, a disciplina de “Políticas Públicas” envolve matérias que o Cespe, em concursos como o do TCU, cobra dentro do conteúdo programático de Administração Pública. Por outro lado, o tópico de “Técnicas de Controle” nada mais é do que a conhecida disciplina Auditoria Governamental.

Portanto, nenhuma grande novidade para quem já está familiarizado com concursos para a área de controle.

2) Concurso CGU – o último edital para Técnico

Já o edital para o cargo de Técnico de Finanças e Controle (nível médio) é ainda mais antigo: a última prova ocorreu em 2008. Naquele ano, a ESAF cobrou as seguintes disciplinas:

Reparem que a banca cobrou matérias bastante gerais, exigindo pouco conhecimento específico.

Nos dias de hoje, acho difícil imaginar uma prova da CGU, mesmo que para técnico, que não cobre matérias como noções de direito administrativo, auditoria e AFO.

Portanto, para o cargo técnico, a análise do último edital talvez não seja muito valiosa, uma vez que ele pode estar defasado.

Dessa maneira, a tendência é que o próximo edital para técnico venha um pouco mais “pesado”.

3) Concurso CGU – o que estudar

Galera, embora a análise fique um pouco prejudicada por ainda não termos certeza sobre a banca do próximo concurso, não há dúvidas que o próximo edital de Auditor irá exigir sólidos conhecimentos nas principais matérias da área de controle.

Assim, é essencial que estejamos craques em Português, Direito Constitucional e Administrativo, Administração Pública, Auditoria, AFO e Contabilidade Pública.

Quem já está se preparando para outros concursos para a área de controle, como o TCU, com certeza poderá aproveitar sua bagagem. No entanto, quem ainda não iniciou, a hora é agora!

Ademais, o último concurso para Auditor cobrou uma questão discursiva sobre uma das matérias acima. Então, certamente a prova discursiva também estará presente na próxima prova.

Assim, é importantíssimo montar um ciclo que envolva todas as matérias, ler os PDFs, lei seca, grifar, fazer muitas questões e revisar o conteúdo.

Por fim…

Bom, pessoal, o concurso da CGU finalmente vai acontecer! Essa é uma excelente notícia, pois muitos concurseiros aguardam há anos essa oportunidade.

Portanto, foco total e muita dedicação a partir de agora.

Lembrando que o Direção Concursos já tem o material para a sua preparação. Clicando na imagem abaixo você adquire o material com desconto usando o cupom CGUTCU30, válido até 3 de agosto de 2021:

Desejo, por fim, muita força e energia positiva pra todo mundo!

Sigam meu Instagram e o Instagram de notícias do Direção Concursos, o Direção News!

Um grande abraço!

Resumo e situação do concurso

  • Concurso: Controladoria Geral da União
  • Cargo: Auditor e Técnico
  • Vagas: 300 para Auditor (nível superior) e 75 para Técnico (nível médio)
  • Escolaridade: níveis médio e superior
  • Remuneração: até R$ 19 mil
  • Situação: AUTORIZADO
  • Último edital para Auditor (Analista) aqui!
  • Último edital para Técnico aqui!

Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.

Essa foi a escolha do primeiro colocado no concurso PRF, Elton Carlos dos Santos, e também pode ser a sua! Aproveite as vantagens da Orange Week clicando na imagem abaixo:

Faça parte do canal de Telegram para o compartilhamento de notícias em TEMPO REAL! Você nunca mais vai ficar de fora das novidades, clique aqui e participe.

 

Direção Concursos

Publicidade

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento