Conectado por

Concursos

Concurso Aeronáutica: Epcar inscreve para 130 vagas até esta sexta, 23


Compartilhe:

Publicado por

em

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar – Epcar, instituição da Aeronáutica, realiza um novo concurso Epcar. O edital foi publicado com oferta de 130 vagas. O documento, de forma resumida, foi divulgado no  Diário Oficial da União  desta quarta-feira, 31.

Vale destacar que a Epcar é equivalente ao ensino médio regular do Sistema Nacional de Ensino, com duração de três anos.

Segundo a Escola, estarão abertas 110 vagas para candidatos do sexo masculino e 20 vagas para candidatas do sexo feminino. Dessas, 22 vagas do sexo masculino e quatro vagas do sexo feminino serão reservadas a negros.

Quais são os requisitos para concorrer?

Podem participar do concurso jovens de ambos os sexos, com idade entre 14 e 19 anos. É necessário ter o ensino fundamental. Do total das vagas, são oferecidas 110 para candidatos do sexo masculino e 20 para candidatas do sexo feminino.

Realizado anualmente, o concurso visa selecionar alunos para o próximo ano letivo (ou seja, 2021). A idade exigida (mínima e máxima) deve ser até 31 de dezembro do ano da matrícula.

A grade curricular do concurso Epcar é composta por disciplinas previstas nos cursos de ensino médio do Brasil, além de Arte, Psicologia, Desenho e Informática. A escola está situada na cidade de Barbacena, em Minas Gerais.

Concurso Epcar 2022 inscreve até esta sexta, 23

De acordo com o extrato do edital publicado no DOU, as inscrições começarão a ser recebidas no próximo mês, em abril. As datas, inclusive, já estão definidas.

Os concorrentes deverão manifestar interesse de participar de 7 a 23 de abril. As inscrições serão recebidas pelo site da Aeronáutica  e também na página da  Escola Preparatória de Cadetes do Ar .

Para isso, o candidato deverá preencher o formulário específico de inscrição. Todos os dados serão de responsabilidade do candidato e deverão ser comprovados posteriormente para efetivação da matrícula.

Feito isso, o participante deverá imprimir o boleto bancário e quitar a taxa de R$60. Após quitar a taxa é que a inscrição será confirmada. Inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea poderão solicitar a isenção do valor da taxa de inscrição.

Concurso da Epcar terá diversas etapas de seleção

Ficou interessado? Então saiba que todos os concorrentes ao concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar serão avaliados por meio de diversas etapas de seleção.

Estas, poderão ter caráter eliminatório e/ou classificatório. De acordo com a Aeronáutica, serão seis etapas. A primeira delas será composta pelo exame intelectual, ou provas escritas, sendo uma objetiva e uma redação.

Na primeira, serão cobradas questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, além de uma Redação. As avaliações estão agendadas para acontecer em 4 de julho, no turno da manhã.

As demais fases do exame de admissão consistem em:

  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
  • Validação Documental.

Curso de formação e salários

Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e recebe uma remuneração conforme a fixada em lei, de acordo com a sua graduação (valor este que era de R$1.044, em 2019). Ao Aluno da EPCAR também são assegurados alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária.

O Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena/MG, destina-se a preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP

Os exames da Epcar poderão acontecer em uma das seguintes cidades onde estão as Organizações Militares de Apoio:

⇒ Belém/PA
⇒ Recife/PE
⇒ Natal/RN
⇒ Salvador/BA
⇒ Rio de Janeiro/RJ
⇒ Belo Horizonte/MG
⇒ Barbacena/MG
⇒ São Paulo/SP
⇒ São Paulo / SP
⇒ Pirassununga/SP
⇒ Campo Grande/MS
⇒ Curitiba/PR
⇒ Porto Alegre/RS
⇒ Brasília/DF
⇒ Manaus/AM
⇒ Boa Vista/RR
⇒ Porto Velho/RO

Folha Dirigida