Conectado por

Agronegócios

Conab revela boa produtividade do café no estado de Rondônia com produção de 2 mi de sacas


Compartilhe:

Publicado por

em

A produtividade do café em Rondônia está impulsionando a produção do grão no estado. Segundo o terceiro levantamento do produto, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a relação entre a quantidade produzida e a área plantada nesta safra pode chegar a aproximadamente 31 sacas por hectare, sendo 18,4% superior ao índice da safra passada. Com isso, a produção deve chegar a cerca de 2 milhões de sacas. 

O aumento verificado pelo estudo foi estimulado pela renovação do parque cafeeiro do estado rondoniense. Nesta mudança, os agricultores estão utilizando plantas clonais de alta produtividade, ou seja, cultivando mudas em vez de sementes. Uma vez que esta técnica de plantio tende a ser intensificada no estado, a expectativa é que a produção seja crescente.

Além disso, segundo o levantamento da Conab, houve também aumento dos investimentos com a adoção de novos pacotes tecnológicos, como o uso de corretivos do solo, irrigação por gotejamento e de fertirrigação – técnica de aplicar fertilizantes via água de irrigação – entre outras medidas.

Com isso, o alto índice na produtividade deve garantir uma boa colheita em uma menor área. Se comparada com a safra de 2010, quando o estado registrou uma produção de 2,3 milhões de sacas, o espaço destinado para a cultura caiu cerca de 58,7%, passando de 154,78 mil hectares para 63,88 mil hectares neste ano.

Os dados completos sobre a safra de café em Rondônia e nos demais estados produtores no Brasil, estão divulgados no site da Companhia. Clique aqui para acessar o estudo.