Conectado por
Governo de Rondônia

Porto Velho

Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é apresentado a instituições

Publicado por

em


Continua após a publicidade

A Prefeitura de Porto Velho apresentou, nesta terça-feira (23), as instalações do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), localizado às margens do Rio Madeira, a diversas lideranças locais.

Representantes da Fundação Cultural (Funcultural) e da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) explicaram detalhes do complexo, que está distribuído numa área de 114.000 m², como parte das iniciativas para agregar mais força ao Plano Municipal de Turismo, que está sendo elaborado.

“Com o plano vamos inovar na difusão do turismo histórico, cultural, gastronômico e patrimonial. Parceiros atuais e os outros são bem-vindos para valorizar esse bem que é da história e de todos nós”, disse o diretor da Funcultural, Altair dos Santos, que acompanhou o grupo em nome do seu presidente Márcio Miranda.

POTENCIAL

O Complexo da EFMM é parte integrante do Plano de Turismo como um atrativo turístico. O município tem muita riqueza e potencialidades no campo, e este fator proporciona a geração de riqueza e prosperidade para população e visitantes. A proposta de resgate histórico é comemorada pela secretária da Semdestur, Glayce Anne Barros, que considera importante a atenção do Poder Público na concepção de projetos e gestão de emendas parlamentares.

“Teremos no Complexo, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e, em parceria com outros órgãos, cursos e eventos, além de um guia bilíngue. Sentimos um misto de ansiedade, felicidade e desafio diante do trabalho belíssimo que será entregue”, acrescentou Glayce, anunciando que nos próximos meses o Plano Municipal de Turismo estará finalizado.

ARTICULAÇÃO

Para a mobilização de órgãos e parceiros na criação do Plano Municipal de Turismo houve uma articulação do presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), Marcelo Thomé.

Participaram da visita ao Complexo da EFMM representantes do Sistema S – Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), entidades ligadas à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Uilian Barros, coordenador de projetos do Senac, disse que está orgulhoso da revitalização do Complexo. “Somos uma instituição de vanguarda e atuamos na capacitação de mão-de-obra local para atuar nos serviços e produtos que serão oferecidos, bem como o atendimento aos visitantes/turistas, com qualidade chancelada internacionalmente”, destacou Barros.

Maria Braga, coordenadora de Cultura do Sesc, explicou que a instituição atua com projetos de artes cênicas, artes visuais, literatura, música e cinema tendo como meta o desenvolvimento cultural da comunidade e acessibilidade ao público.

“As nossas propostas são apresentações de espetáculos teatrais, como o Palco Giratório, e de música e, ainda, exibição de cinema. Temos um acervo de mais de 500 filmes licenciados pelo Departamento Nacional do Sesc”, afirmou Maria Braga. Ela acrescentou que a coordenação de Lazer do Sesc planeja realizar eventos turísticos, de recreação e esportivos nos trilhos da EFMM.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO) também é parceiro no Plano Municipal de Turismo.

Texto: Etiene Gonçalves
Fotos: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

 
Comunicação – Prefeitura de Porto Velho
            Construindo Progresso
       www.portovelho.ro.gov.br