Conectado por

Artigo

Como ser um empreendedor de sucesso


Compartilhe:

Publicado por

em

Abrir um negócio já não é fácil, quem dirá fazê-lo prosperar. Tornar-se um empreendedor de sucesso pode ser uma caminhada dura, mas é uma trilha cheia de conquistas e vitórias, sempre um final muito gratificante.

Perspicácia e visão são atributos necessários para tornar seu caminho rumo ao topo mais brando. Saber tomar uma boa decisão no momento certo e descobrir as vezes em que você terá de arriscar são escolhas difíceis, mas necessárias na vida de qualquer empresário.

Hoje, apresentaremos algumas dicas do que você deve fazer para se tornar um empreendedor de sucesso e quais pontos você terá de trabalhar na sua carreira para ser bem sucedido. Aproveite e boa leitura!

Passos para se tornar um empreendedor de sucesso

Cada etapa da sua vida profissional será crucial. Cada decisão será mais importante que a anterior e saber lidar com a pressão e com diversas situações é algo com  que você deve se acostumar.

Ao se tornar um empresário, tenha em mente que as suas responsabilidades aumentam consideravelmente. Agora, você está respondendo por você, pela sua empresa e pelos seus funcionários.

E nem pense que todas as suas noites serão bem dormidas e que seus dias serão apenas desfrutando dos benefícios de ser o patrão. Assim que as oportunidades se abrem, problemas surgem e, para cada um destes, você precisará dispor de energia para resolver.

Contudo, aqui estão algumas dicas de como essa trilha até o topo pode ser tratada de maneira mais suave, diminuindo impactos e aumentando cada vez mais seus ganhos.

1° dica – Informação vale ouro

Tenha em mente que toda a informação passará a ser útil para você, afinal, seu trabalho como empreendedor é traçar a melhor estratégia para levar seu negócio cada vez mais longe.

Quanto maior o repertório de informações que tiver sobre um determinado assunto, melhores serão as suas chances de tomar uma boa decisão em relação ao problema apresentado.

Tenha em mente que o lugar onde você mais conseguirá adquirir esses dados está localizado dentro da sua própria empresa. Converse com os colaboradores, tenha humildade e aceitar novas ideias, uma vez que elas podem ser a chave para o problema que você procura uma resolução.

2° dica – Comprometimento

Sempre tenha em mente que, por ser empreendedor, as pessoas depositaram a confiança delas em você, e isso inclui funcionários, fornecedores, clientes etc.

Comprometimento se refere ao compromisso que você tem com o trabalho. Ou seja, de entregar um produto de qualidade. De pagar suas contas com os fornecedores da devida maneira. De manter seu pessoal atualizado sobre o que quer que ocorra em sua empresa, entre outras coisas.

Ao estar assumindo esta responsabilidade tenha alguma noção do peso que você carrega. Um passo em falso e muitos dos aliados que têm passarão a não acreditar mais em você, comprometendo todo o trabalho.

3° dica – Calcule os riscos

Para se tornar um empreendedor de sucesso, você deve ter consciência dos riscos que virão junto a negociações ou mudanças.

E muitas vezes estes estão associados a escolhas que podem dar um resultado muito positivo ou bem negativo.

Para calcular se você está apto a lidar com riscos, verifique a parte financeira da sua empresa. Tome a decisão embasada em seus resultados. Isso fará com que em situações adversas, os problemas tornem-se menos intensos e sejam mais simples de resolver.

Não saia se aventurando de maneira desgovernada, querendo abraçar o mundo. Geralmente, esta não é uma boa ideia.

4° dica – Oportunidades e iniciativas

Você é o líder e cada decisão sua será seguida pela equipe.

Esteja sempre em constante evolução, evitando o marasmo ou, até mesmo, o conforto do negócio. Pense e procure por novas ideias que podem vir a agregar na sua empresa ou nas vendas.

Pesquise as tendências do mercado para saber as opiniões de seu público-alvo em relação ao que vende. Converse com seus colaboradores e apresenta uma nova ideia a eles, observando suas reações.

Toda informação obtida será uma porta se abrindo para a criação de novidades, seja de metodologia quanto ao serviço ou do produto a ser oferecido.

5° dica – Construa planos

Todo negócio depende de um bom planejamento estratégico e tático para ser verdadeiramente efetivo no mercado, tornando sua marca uma referência para o cliente final.

Planejar envolve avaliar a situação da sua empresa como um todo e, então, traçar uma rota para se chegar ao resultado desejado. Faça-se perguntas como:

  • Aonde eu quero chegar?
  • O que meu produto/serviço pode oferecer de maneira benéfica ao mercado?
  • Por que as pessoas comprariam isto?
  • Como eu gostaria que isto me fosse apresentado?

Estas são algumas das várias perguntas que seu planejamento deverá responder antes da criação de um produto ou serviço novo dentro da empresa. Além disso, você deve preparar os seus colaboradores para trabalharem com o que está prestes a surgir.

E mesmo que não seja algo diferente que você deseje lançar, essas perguntas ainda serão importantes para avaliar se a empresa está indo da maneira que foi planejada, alcançando as metas estipuladas em seu começo.

A importância do SEBRAE

Para você que é empreendedor de primeira viagem, uma das ferramentas disposta a ajudar no começo da sua carreira é o SEBRAE.

Este conta com diversos cursos básicos para quem precisa iniciar seu negócio tendo uma noção mínima de mercado e entendendo cálculos importantes a serem realizados para se conferir se tudo está indo nos conformes.

Ele ainda conta com consultorias, para avaliar o estado em que sua empresa se encontra e quais seriam as melhores abordagens a se tomar, auxiliando na criação de metas reais e possíveis de serem alcançadas.

Tudo para que você, jovem empreendedor, também possa alcançar o sucesso!

Um investimento na sua vida

Investir em uma empresa vai muito além de dinheiro. Demanda tempo, criatividade, esforço e foco. Por isso, buscar por aquele empurrãozinho financeiro pode fazer toda a diferença.

Hoje no mercado, existem diversas alternativas para quem precisa de um bom crédito para começar o seu próprio negócio. Mas caso você esteja negativado, uma ótima opção seria contratar um empréstimo para negativado. Ou ainda outras modalidades com taxas de juros mais baixas, como o empréstimo home equity.

Assessoria