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Agronegócios

“Coma Mais Peixe” – Presidente da Peixe BR explica como pretende elevar consumo


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Além de elevar o consumo nacional, campanha busca reforçar a qualidade da Piscicultura Brasileira e fortalecer a atividade.

P U B L I C I D A D E

Em entrevista a Revista Feed&Food, o presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, explica como pretende alavancar o setor da piscicultura brasileira.

O consumo médio do brasileiro em relação aos peixes de cultivo é muito baixo, girando em torno de 3,4 kg por habitante ao ano. Nessa categoria se destacam a Tilápia e o Tambaqui. Agora, somando todos os pescados e também os importados, o montante salta para aproximadamente 9 kg/hab/ano.

Mesmo assim, a quantidade ainda é baixa. Basta comparar com as outras proteínas: o consumo de carne de frango supera os 40 kg/hab/ano; enquanto o de bovina é superior a 30 kg/hab/ano e o da pro- teína suína gira em torno de 16 kg/hab/ano. Alguns fatores explicam essa quantia reduzida dos peixes na dieta dos brasileiros, e quem nos ajuda a entender esse cenário e como revertê-lo é o médico veterinário Francisco Medeiros, atualmente o diretor presidente da Peixe BR, a Associação Brasileira da Piscicultura.

A primeira razão que nos leva a isso é a própria matriz proteica no Brasil. Inicialmente focada em bovinos e suínos, após um tempo surgiu o frango, que acabou ultrapassando as anteriores”, inicia o executivo, e acrescenta: “Ainda não entramos na matriz do peixe”.

E a explicação para isso é simples: “O peixe como negócio é recente. Uma cadeia que passou a se estruturar nos últimos cinco anos”, pontua. Então, o mercado antigamente era reduzido e, de certa forma, amador, sendo composto por pequenos produtores e alguns poucos de porte médio distribuídos pelo País.

O consumidor, geralmente, era aquele indivíduo que tinha o costume de pescar e passou a preferir comprar o peixe. Uma mudança significativa ocorreu há cinco anos, quando empresas passaram a participar deste mercado. “E com isso começou a pressão de vendas, com os peixes ocupando espaço nas gôndolas de supermercados e aí sim o consumidor passou a receber a oferta por esses produtos”, contextualiza.

Este é apenas um trecho da matéria escrita por joão Paulo Monteiro para a Revista Feed&Food. Abaixo você pode baixar a entrevista completa, com o presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros

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